A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) celebrou, na manhã da terça-feira (5/11), o Dia do Design Gráfico. O evento contou com a participação híbrida de Rafael Perez, professor de Design Thinking e Gestão de Equipes e Mudança no Instituto Europeu de Design (IED Barcelona) e líder de expansão da Nacar. Além da palestra, foram realizadas atividades de integração entre os alunos, sob a orientação do professor Fernando Bakos, coordenador do curso de Design da Famecos.
Durante a palestra, Perez destacou a importância da especialização dentro do Design, sem renunciar à possibilidade de trabalhar em diferentes segmentos. Ele enfatizou a necessidade de manter um olhar estratégico que agregue valor para os usuários, ressaltando a pesquisa como uma das etapas mais cruciais do processo. Para ele, a pesquisa deve buscar ouvir, conhecer e resolver problemas reais, desenvolvendo soluções baseadas em dados. Bakos complementou, explicando que o design deve ser pensado como um trabalho em grupo, em que uma equipe desenvolve soluções para outra, de forma funcional e estratégica.
Para além do contexto do design gráfico, Perez compartilhou um exemplo de sua experiência na Nacar, uma agência internacional com sedes na Espanha e no México. Ele falou sobre os desafios das conexões culturais e mencionou que um produto pode passar de um a dois anos de pesquisa multidisciplinar antes de ser lançado, envolvendo não apenas o Design, mas também outras áreas, como engenharia e tecnologia. Perez citou o exemplo de uma impressora 3D de uma marca global que, além do design, contou com estudos de diversas disciplinas para transformar o produto – que antes era visto como algo grande e escondido – em um móvel bonito e funcional. O projeto foi premiado internacionalmente, destacando o impacto da abordagem multidisciplinar e estratégica que, além da parte gráfica e de produto, considera pesquisa e interdisciplinariedade.
Sobre o futuro, Perez destacou a importância de pensar em projetos de impacto, enfatizando a conexão do design estratégico com áreas como antropologia e sociologia, além de ressaltar o papel do Design Estratégico e sua influência no mercado econômico global. Ele também mencionou parcerias futuras em desenvolvimento, envolvendo Porto Alegre, e demonstrou a amplitude de possibilidades que a área pode alcançar.