Passado o momento mais crítico de mobilização interna frente à Covid-19, a PUCRS apresenta à comunidade o seu Relatório Social de 2019. Enquanto buscamos respostas e soluções aos desafios que emergem do momento excepcional que estamos vivendo, é possível revisitar as conquistas do ano que passou através da publicação.
Com mais de 6,8 mil profissionais oferecendo o seu melhor a cada dia, diversas ações da PUCRS, do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), são voltadas não só aos alunos, mas aos docentes, aos técnicos administrativos, e a toda sociedade.
Por meio do ensino – com mais de 18 mil benefícios em programas institucionais–, da pesquisa –com mais de 1,6 mil em andamento-, de todo um ecossistema de inovação de classe mundial, além de iniciativas direcionadas à comunidade, à saúde e à preservação ambiental, os três empreendimentos promoveram importantes entregas, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento local, regional e nacional.
A extensão universitária resulta da identidade e da missão da Universidade. Alicerçada em seu compromisso com a justiça social, contribuindo para a consolidação da formação integral dos estudantes como protagonistas do seu processo de formação e transformação social, conexões entre a Academia e outros setores da sociedade beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas em 2019. Ao todo foram mais de 3 mil iniciativas, que compreendem ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, inclusão, cidadania.
“Além de reunirmos números e resultados mensuráveis que refletem o conhecimento, as diversas iniciativas e as nossas realizações, este documento simboliza o sentimento de missão cumprida, de satisfação por dar forma e sentido para algo que transforma vidas para melhor”, registrou o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, na carta de apresentação da publicação.
Confira cada uma das iniciativas e seus resultados em https://editora.pucrs.br/relatoriosocial/2019/ .