Institucional

Longa-metragem de professores e egressos da Escola de Comunicação da PUCRS é indicado ao Prêmio Grande Otelo

sexta-feira, 12 de julho | 2024

O Prêmio Grande Otelo, uma das principais referências do cinema nacional, conhecido como o Oscar Brasileiro, reconheceu o trabalho de professores e egressos do curso de Produção Audiovisual da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da PUCRS. O filme “Uma Carta para Papai Noel”, dirigido pelo professor Gustavo Spolidoro, conquistou uma indicação na 23ª edição do prêmio, na categoria de melhor longa-metragem infantil. A professora Aleteia Selonk é a produtora do filme, enquanto o professor Luiz Henrique Ferraz, também conhecido como Kiko Ferraz, foi responsável pela parte sonora. A premiação está marcada para o dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro.

“Uma Carta para Papai Noel” é um filme nacional que segue Papai Noel (José Rubens Chachá) enfrentando um dilema: acreditando que as crianças só gostam dele pelos presentes que entrega, ele recebe uma carta de Jonas (Caetano Rostro Gomes), um garotinho órfão. Juntos, em uma emocionante aventura, eles partem para descobrir o verdadeiro sentido do Natal.

Sobre a indicação neste que é considerado o Oscar brasileiro, Spolidoro destaca: “É a terceira vez que sou indicado, e nas outras duas ganhei, com os curtas ‘Outros’ (2001) e ‘De Volta Ao Quarto 666’ (2010). É o prêmio mais importante do nosso cinema, e esse filme, que divertiu a criançada, merece.”

Renata Rezende, uma das egressas do curso de Produção Audiovisual e assistente de direção do filme, compartilha sua experiência: “Trabalhar na produção desse filme ao lado do Gustavo, da Aleteia e de tantos outros amigos que fiz nas salas de aula e nos corredores da universidade confirma que o ambiente acadêmico não só proporciona conexões no presente, mas também para o futuro”, explica Renata.

Bastidores da gravação do filme | Créditos: Arquivo Pessoal


Neste ano, o curso de Produção Audiovisual da Famecos completa 20 anos. De acordo com a coordenadora do curso, Helena Stigger, durante a formação, os alunos produzem diversos materiais na prática, tanto voltados para o cinema quanto para múltiplas telas, como séries, mídias digitais e outras oportunidades da indústria criativa.

“Desafiamos os alunos a colocar a mão na massa desde o primeiro semestre, quando começam a produzir muitos vídeos. Hoje, contamos com muitos ex-alunos em destaque, com indicações para premiações relevantes como esta e também em festivais internacionais, como o prestigiado Festival de Cannes e o de Berlim,” comenta a coordenadora.