O evento destacou a contribuição da Universidade durante o período das enchentes no RS
segunda-feira, 11 de novembro | 2024Em seu discurso, o reitor Ir. Evilázio Teixeira salientou o espírito de solidariedade, colaboração e criatividade que tomou conta de toda a comunidade universitária frente aos obstáculos que se apresentaram em maio de 2024. / Foto: Giordano Toldo
Os 76 anos de história da PUCRS, completados no sábado (9), foram comemorados em jantar realizado na noite da última sexta-feira (8). Na oportunidade, alumni, colaboradores e convidados relembraram o legado de contribuições da Universidade, em especial, as iniciativas de alto impacto social nas áreas da saúde, cultura, educação e inovação.
O evento contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, do vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, do vice-provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Dionísio Rodrigues, do reitor no período de 2004-2016, Ir. Joaquim Clotet, do cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Jason Green, do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, do procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, da promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Sinara Dutra Fraga, além de parlamentares, presidentes e representantes do empresariado e de entidades gaúchas.
Em seu discurso, o reitor Ir. Evilázio Teixeira salientou o espírito de solidariedade, colaboração e criatividade que tomou conta de toda a comunidade universitária frente aos obstáculos que se apresentaram em maio de 2024, em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Por mais de um mês, a PUCRS prestou assistência completa a famílias atingidas pelas enchentes. O Parque Esportivo abriu as portas para abrigar mais de 250 pessoas afetadas pela enchente, resgatadas pela Defesa Civil.
“Neste ano, com as enchentes, fomos desafiados a dar respostas com ainda maior velocidade. Nossos esforços coletivos não apenas forneceram ajuda prática e material aos afetados, mas também demonstraram o verdadeiro espírito de família e solidariedade que caracteriza uma instituição marista. Essa experiência de maio só reafirmou uma crença que tenho: não são os planos por si só que mudam o mundo. São as pessoas”, destacou o reitor.
Parabenizando pelos 76 anos e pelo título de melhor Universidade privada do Brasil, o prefeito Sebastião Melo também agradeceu ao voluntariado da PUCRS durante as inundações e reforçou a parceria do poder público com a Universidade, em diversos setores.
“A inovação é fundamental para a vida de um país e de uma cidade. Se hoje nós temos um Pacto Alegre, temos uma cidade inovadora, temos o South Summit, temos start ups, deve-se muito ao nosso Tecnopuc. Então, esse é um pilar fundamental para a economia dessa cidade”, comentou o prefeito, apontando outros avanços tecnológicos e a atuação conjunta na construção e desenvolvimento da cidade.
As falas foram finalizadas com uma benção proferida pelo cardeal e chanceler, Dom Jaime Spengler.
Mais cedo na sexta (8), a PUCRS recebeu o selo do Great Place to Work, que certifica a Universidade como um excelente lugar para trabalhar, título conquistado pela participação dos próprios funcionários em pesquisa de clima organizacional. Em seu discurso, o reitor também destacou outros feitos da Universidade, como: a conquista do conceito 5 no Índice Geral de Cursos do INEP; a melhor Universidade privada do Brasil no Ranking da Folha de São Paulo e o melhor curso de Medicina do Brasil pela QS; 13 cursos de graduação com nota máxima do Guia Estadão; a parceria entre o Instituto do Petróleo e Recursos Naturais com a Repsol para projeto inédito de captura de carbono; o reposicionamento do Hospital São Lucas como complexo universitário que tem no ensino, pesquisa e assistência suas âncoras; o reposicionamento de sete cursos de graduação e lançamento do tecnólogo em Produção Artística e Cultural; instituição escolhida pela Fundação Fulbright para a cátedra comemorativa ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos com temática sobre mudança climática e sustentabilidade, e a parceria histórica com a FINEP para viabilização do Centro de Inovação em Terapias Avançadas do Instituto do Cérebro.
Fotos: Giordano Toldo