Institucional

Já tem um diploma e quer começar um novo curso na Escola de Comunicação da PUCRS? 

sexta-feira, 11 de julho | 2025

A gente te ajuda a entender cada passo do processo de ingresso como diplomado! 

Cena em área externa da PUCRS, com seis jovens sentados em um banco de concreto, em frente a uma parede com painéis coloridos de divulgação institucional. Os cartazes ao fundo exibem mensagens sobre inovação, laboratórios e criatividade, com elementos gráficos em tons de azul, rosa, roxo e laranja.
Com um campus vibrante e cheio de vida, a Universidade é um espaço onde ideias circulam e amizades se fortalecem. / Foto: Giordano Toldo/PUCRS

Antes de tudo, parabéns pela decisão! É uma alegria contar com sua presença em mais uma etapa acadêmica. O processo é simples, e estamos por perto para ajudar no que for necessário. 

Comece preenchendo o formulário abaixo. Acesse o link abaixo, clique em criar uma conta e, em seguida, preencha sua solicitação. 

INGRESSO DIPLOMADO

Acompanhe sua solicitação. Fique por dentro de cada etapa do processo sempre que quiser. 

ACOMPANHE A SOLICITAÇÃO

Confira os documentos obrigatórios 

É importante reunir tudo certinho para facilitar a análise: 

  • Diploma de curso de graduação 
  • Histórico Acadêmico 
  • Conteúdos Programáticos (caso haja interesse em aproveitamento de disciplinas) 
  • Histórico de Conclusão do Ensino Médio 
  • Documento de Identidade 
  • Quitação Eleitoral (para maiores de 18 anos) 
  • Comprovante de Alistamento ou Dispensa Militar (para candidatos homens) 

Se precisar resolver qualquer questão relacionada ao envio dos documentos, estamos aqui para ajudar por meio dos contatos:  


WhatsApp: 5198443-0788 
E-mail: cra@pucrs.br   
Telefone: (51) 3320-3573 

INFOGRÁFICO | PASSO A PASSO DO PROCESSO

E depois?  

Após o envio do formulário e dos documentos, sua solicitação será analisada em 7 a 10 dias úteis. Se aprovada, você receberá notificações e-mails sobre os próximos passos: Boas-vindas, com a indicação dos aproveitamentos concedidos (se houver); Acesso ao Portal do Aluno, com orientações para definição de senha e emissão do boleto de matrícula; Efetivação da matrícula, com as instruções para montar a grade de disciplinas. 

Se surgirem dúvidas, é possível entrar em contato com a secretaria ou com os coordenadores do seu curso de interesse. 

Coordenadores e Secretaria