Institucional

Instituto Marista: uma trajetória de 206 anos

segunda-feira, 02 de janeiro | 2023

Foto: Giordano Toldo

No dia 2 de janeiro de 1817, Marcelino Champagnat dava início à Missão Marista no mundo, acolhendo os primeiros discípulos na pequena casa da Paróquia em La Valla. Natural do interior da França, Champagnat passou por uma série de desafios nos estudos durante a infância. Ao perceber que a realidade da Educação era precária para muitos, sentiu a urgente necessidade de transformar esse cenário. Foi a partir desse desejo de mudança e de proporcionar, mesmo com pouco dinheiro, uma educação de qualidade para as zonas rurais e para os mais necessitados, que fundou o Instituto Marista.  

Em sua biografia, escrita por João Batista Furet, é possível perceber que a educação integral já estava pautada na proposta educativa marista desde a sua origem.  

“Ao fundar o Instituto, o Padre Champagnat não tencionava dar aos meninos apenas a instrução primária, nem apenas ensinar-lhes as verdades da fé. Dizia: ‘nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre seus deveres, ensinar-lhes a praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão”, descreve João Batista, em 1999. 

Celebrar esse legado bicentenário nos impulsiona a renovar o compromisso com o sonho de Champagnat. Ser marista no mundo atual é continuar essa missão com sensibilidade, audácia e esperança, fazendo do seu serviço um testemunho para a construção de um mundo melhor. 

Leia também: Dia do Marista motiva a reflexão sobre a continuidade da missão