Fundamentais para o equilíbrio da biodiversidade e para a vida humana, as plantas auxiliam na qualidade do ar e no controle da temperatura da Terra. Elas também são fontes de alimentos e atuam como princípios ativos de medicamentos e cosméticos. Diante dessa importância no nosso dia a dia, o Instituto do Meio Ambiente da PUCRS lança o Guia de Flora do Pró-Mata, reunindo informações sobre mais de 100 espécies presentes no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza.
Para a professora Cristiane Follmann Jurinitz, organizadora do Guia, o conhecimento sobre as diversas espécies contribui para a conservação e a valorização da flora. “As plantas são um dos componentes da biodiversidade que está mais próximo de nós. Estamos cercados delas em nossas casas, jardins e parques. Porém, muitas plantas passam despercebidas por nós por não conhecermos elas. O objetivo desse Guia é, também, contribuir para que o público geral possa se aproximar do conhecimento sobre a flora, e assim preservá-la”, destaca a professora.
Entre as espécies destacadas na primeira edição do Guia de Flora, estão algumas bastante conhecidas da população, como a erva-mate (Ilex paraguariensis), o brinco-de-princesa (Fuchsia regia) e a araucária (Araucaria angustifolia, espécie ameaçada de extinção). De acordo com a organizadora do Guia, outras plantas são pouco conhecidas, mas têm elevado potencial para uso farmacêutico, como a casca d’anta (Drimys angustifolia, também ameaçada de extinção), ou podem ser uma alternativa econômica para a produção de madeira e mel, como a bracatinga (Mimosa scabrella).
O Guia ainda conta com um glossário amigável sobre o hábito das espécies, a formação vegetal em que são encontradas e sobre as categorias de ameaça. Além disso, as fotos em alta resolução e o formato adaptado para smartphones completam o conjunto de novidades desse material.
Saiba mais: Campus Living Lab: a sala de aula ao ar livre no Pró-Mata
Localizado em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, área de conservação ambiental da PUCRS, possui mais de três mil hectares destinados ao ensino e a pesquisa. No Centro já foram registradas mais de 800 espécies de plantas vasculares. “O Pró-Mata já possui um catálogo da flora com mais de 200 espécies organizadas por ordem alfabética de família botânica e nome científico, produzido por outros autores. Apesar de muito importante, percebemos que apenas o público mais especializado, como botânicos e biólogos mais experientes, conseguia explorar esse material e encontrar as espécies desejadas. Foi então que tivemos a ideia de produzir este Guia, mais voltado para o público em geral”, conta Cristiane.
Em outubro de 2019, 77% do território do Pró-Mata foi reconhecido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), tornando-se a maior RPPN federal do estado, com 2,4 mil hectares.