O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está em constante mudança para alcançar a excelência no cuidado com foco centrado no paciente. Pioneira no Sul do país, a Instituição foi certificada pela Acreditação Canadense Qmentum, nível Diamante – uma das mais rigorosas certificações internacionais e com elevado nível de exigência de qualidade. Atualmente, apenas 100 unidades hospitalares no Brasil alcançaram esse reconhecimento.
A acreditação avalia a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital, com base em critérios de excelência internacionalmente reconhecidos. “Ela traz a maturidade de uma Instituição que foi reconhecida por suas práticas assistenciais e que atende os mais altos padrões de segurança e excelência assistencial. Agora, fazemos parte de um seleto grupo de hospitais certificados pela metodologia canadense”, destaca o superintendente do HSL, Sérgio Baldisserotto.
Esta conquista converge com o Planejamento Estratégico do Hospital São Lucas da PUCRS, que almeja ser reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu nível de excelência assistencial, pelos processos de gestão sustentável e, principalmente, pelo foco total no paciente. “O paciente que vem até aqui encontra um Hospital que tem uma metodologia e cultura de qualidade, segurança e excelência totalmente voltada a ele e a seus familiares”, afirma Baldisserotto.
“O processo de certificação possibilitou a revisão e a melhoria contínua dos nossos processos, o fortalecimento da cultura institucional e o envolvimento de todos os colaboradores e corpo-clínico, com foco em proporcionar a melhor experiência para os pacientes, colocando-os no centro de todas as nossas ações”, salienta Simone Ventura, diretora Assistencial. O HSL também possui a recertificação em nível 3 de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A inovação da metodologia QMentum International™ está na utilização de novas e inovadoras ferramentas que permitem a avaliação e reestruturação dos processos de trabalho. As avaliações são realizadas por equipes da mais alta qualificação e experiência, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.