O Guia da Faculdade 2022, promovido pela Quero Educação e pelo jornal Estadão, concedeu as melhores notas a 40 cursos da PUCRS. A Universidade está entre as cinco instituições de ensino privado do País com o maior número de graduações com nota máxima. Foram oito cursos com 5 estrelas e 32 com 4 estrelas na pesquisa, que é a maior de opinião sobre o Ensino Superior brasileiro. A divulgação foi realizada na edição do jornal publicada nesta sexta-feira, 4 de novembro.
A professora Adriana Kampff, Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, ressalta que reconhecimentos como esse sempre refletem o empenho e a dedicação do corpo docente, técnicos administrativos e estudantes que contribuem para a excelência da universidade.
“Investimos no desenvolvimento permanente de nossos educadores e buscamos oferecer recursos pedagógicos inovadores aos estudantes. O resultado do Guia em mais um ano mostra nosso compromisso com a formação de novos profissionais sensíveis às questões que afetam a sociedade, dinâmicos, empreendedores e propositivos”, afirma.
Para avaliar a qualidade de quase 17 mil cursos superiores em todo o Brasil é utilizada uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores/as que atuam no Ensino Superior. Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:
Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
Tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam ter ao menos uma primeira turma com estudantes já formados/as, o que permite que o curso seja mais bem conhecido pela comunidade acadêmica em geral.
O/a coordenador/a de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
Existem modelos diferentes de questionários para os cursos presenciais e para os cursos à distância. Esses questionários servem de base para os avaliadores darem suas notas para os cursos.
Mais de 10 mil professores/as universitários em todo o País são acionados para avaliar as mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. Os/as avaliadores/as são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham. Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores/as.