Projeto interdisciplinar reúne Engenharia de Software e Humanidades em uma iniciativa com impacto social e educacional.
terça-feira, 15 de julho | 2025As professoras Ana Paula Bacelo, da Escola Politécnica, e Patrícia Grossi, da Escola de Humanidades da PUCRS, estão à frente de um projeto que alia tecnologia, educação e inclusão cultural. Há quatro anos, as docentes desenvolvem um game educativo voltado para crianças entre 7 e 11 anos, com o objetivo de valorizar e difundir a cultura afro-brasileira a partir da prática da capoeira.
O jogo, desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, localizada no bairro Restinga, em Porto Alegre, conta a história de uma criança que aprende a jogar capoeira. A cada avanço no game, o(a) jogador(a) recebe cartas com informações sobre personagens locais relevantes da cultura negra, promovendo o conhecimento de maneira lúdica e interativa.
Desde o início do projeto, diferentes instituições participaram das testagens do jogo. Em 2023, alunos do 4º ano do Colégio Marista Champagnat experimentaram a plataforma durante uma atividade realizada na Escola Politécnica. Nos anos de 2023 e 2024, também foram realizadas testagens junto à comunidade da Escola Estadual Alberto Pasqualini, com a participação de turmas do ensino fundamental. A mais recente aconteceu no dia 8 de julho de 2025, com crianças atendidas pela Instituição Casa Madre Giovanna.
“Esse jogo possibilita que as crianças entrem em contato com elementos da cultura afro-brasileira que muitas vezes são deixados de lado nos materiais escolares. A capoeira, as histórias e os personagens apresentados contribuem para o reconhecimento de heranças culturais e o fortalecimento de vínculos com suas comunidades.” destaca a professora Patricia Grossi, da Escola de Humanidades.
Já para a professora Ana Paula Bacelo, da Escola Politécnica, a proposta reforça o papel da educação na construção de identidades. “A tecnologia pode ser uma grande aliada na valorização da cultura. Desenvolver esse game foi uma oportunidade de unir programação, narrativa e impacto social em uma linguagem acessível para as crianças”.
O projeto reflete o compromisso da PUCRS com ações interdisciplinares que promovem a valorização da cultura, unindo conhecimentos da tecnologia e das ciências humanas para ampliar o acesso a narrativas culturais. Esse projeto contou com apoio financeiro da PUCRS, FAPERGS e CNPq através da concessão de bolsas de iniciação científica e de iniciação tecnológica.