Nesta tarde (11/12), a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS participou da 10ª edição da Festa de Natal dos Acolhidos – o Natal Gigante, evento promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da 11ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude. Cerca de 1,2 mil jovens em situação de acolhimento institucionalizado estiveram presentes para uma tarde de brincadeiras e solidariedade, no Estádio Beira-Rio, com o apoio do Sport Club Internacional. O evento foi marcado pelo espírito natalino, que contagiou todos os presentes.
A Famecos contribuiu para a realização da festa com atividades voltadas ao entretenimento e aprendizado das crianças. O Lab J, laboratório de Jornalismo da Escola, organizou a dinâmica “Repórter por um Dia”, incentivando as crianças a assumirem o papel de jornalistas e entrevistarem os participantes do evento. A atividade teve o intuito de estimular a curiosidade e a expressão das crianças, além de proporcionar uma experiência prática no universo da comunicação.
Já o Lab Design, laboratório de Design da Famecos, desenvolveu uma atividade criativa, oferecendo carimbos artesanais para que as crianças pudessem pintar e criar seus próprios cartões de Natal. A oficina proporcionou um espaço de liberdade para que os pequenos soltassem a imaginação e fizessem suas próprias obras, além de estimular a expressão artística.
”Para nós da Famecos, é muito especial poder participar do “Natal Gigante”. É uma forma de levar um pouco de alegria e carinho para as crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Estamos felizes em poder contribuir com atividades que promovem a criatividade e a diversão, e essa é uma forma de cumprir nosso papel em comunidade, por meio deste impacto positivo”, destacou Rosângela Florczak, decana da Escola.
A ação contou com a participação dos professores Fernando Bakos, André Silveira e Fernanda Nascimento, do técnico administrativo Bruno Pavan e dos alunos Lucas Gross, Irina Ferreira, Pedro Cupertino, Anita Ávila, Lucas Azeredo e Nathalia Corrêa, que estiveram à frente das atividades e interagiram diretamente com as crianças.