Institucional

Estudantes da Famecos são destaque no Intercom Sul  

Alunos de design, jornalismo e produção audiovisual foram premiados nas categorias de “Embalagem”, “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão” e “Roteiro de Documentário”

segunda-feira, 29 de julho | 2024

Alunos de design, jornalismo e produção audiovisual foram premiados nas categorias de “Embalagem”, “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão” e “Roteiro de Documentário” 

Estudantes de Design, Jornalismo e Produção Audiovisual da Famecos foram premiados no Intercom Sul 2024. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação reuniu, de forma online, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, nos dias 18, 19 e 20 de julho. 

Na categoria Embalagem, as universitárias de Design Júlia Riveiro, Marie Noda e Schar Queiroz receberam o prêmio, com orientação da professora Cláudia Nichetti. Na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão, foram premiados os graduandos de jornalismo Fabiane Cunha (líder), Carolina Reverbel, Elian Salazar, Leonardo Radde, Leonardo Sonda, Lucas Brzezinski, Marcelo Stodolni e Messias Fortes. Já a aluna Vanessa Aranovich, sob a orientação da professora Maria Henriqueta Satt, conquistou o prêmio na categoria Roteiro de Documentário. 

Projeto de Embalagem – Da Inspiração Histórica à Criação Final 

De acordo com a estudante de design Júlia Riveiro, a criação da Edição Limitada de 2023 da Bikse Tripel, da marca De Ross, teve como briefing a missão de realçar seu caráter nobre, acolhedor e festivo por meio de uma abordagem conceitual histórica. “A proposta envolve um projeto completo, que abrange a linguagem verbal e visual, além do design da garrafa, rótulo, caixa e taças”, explica Júlia. 

O desafio dos alunos consistiu em desenvolver uma nova composição que elucidasse os aspectos funcionais e perceptivos da Edição Limitada de 2023, com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor desde a aquisição até o consumo da cerveja. Abaixo, confira o resultado da embalagem.  

Imagem: ilustração da embalagem premiada 

Documentário jornalístico: Toda Trabalhada – Quando Matheus vira Gabi 

“Toda trabalhada: quando Matheus vira Gabi” é um documentário com a drag queen Gabi Granada, que tem como objetivo contar a história por trás da persona criada por Matheus Wathier. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Projeto em Jornalismo Integrado, e orientado pelos professores Andrei Rosseto, Deivison Campos, Tercio School e Flávia Quadros. A ideia surgiu da aluna Fabiane Cunha, que comenta ser um tema que já tinha interesse em trabalhar. 

O trabalho consiste em um site com galeria de fotos, textos e o documentário que foi publicado também no YouTube. Matheus Wathier retrata sua trajetória como homem gay que cresceu no interior do Rio Grande do Sul e se encontra em Porto Alegre com a personagem Gabi Granada. A idealizadora Fabiane conta que o conceito de dividir o documentário em duas partes, no início a história do Matheus e depois a trajetória como Gabi Granada, surgiu a partir da conversa com o artista. “Como se fossem duas pessoas diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam. Então a gente tentou fazer isso, assim, né? De pegar uma personagem criada por alguém, mas tratar como se fosse uma pessoa diferente”.   

A aluna Fabiane Cunha ressalta a importância do prêmio para a sua carreira. “Ver o quanto a gente pôde, de certa forma, ressignificar toda uma história de luta através desse documentário, é gratificante, e transformador. Obviamente não vamos conseguir mudar o mundo com o único trabalho, mas só o fato de ganharmos um prêmio com a visibilidade que tem o Intercom Sul, já mostra que a comunicação está mais aberta a esse tipo de trabalho. É uma satisfação enorme para mim e eu digo também em nome de todo o grupo, porque todo mundo trabalhou incansavelmente, às vezes a gente virava dia e noite editando vídeo, editando foto, fazendo site. Eu criei um site do zero e ver o resultado de todo esse esforço, sendo recompensado com um grande prêmio, é de uma gratificação enorme. A gente não esperava, realmente. A gente nunca espera, né? Quando vimos que era o nosso trabalho, que estava ali como ganhador, foi um prazer enorme. Esse prêmio, significa provavelmente, um divisor de águas na minha futura carreira, né?” declara a futura jornalista.  

Roteiro de documentário | Vanessa e sua Avó: a inspiração por trás do roteiro premiado 

“Rugas nas Mãos da Vovó” é um documentário em curta-metragem, de tom ensaístico e poético, roteirizado e dirigido por Vanessa Dorfmann Aranovich. A produção foi realizada no Laboratório II do curso de Produção Audiovisual da Famecos. O filme serve como um tributo à avó da autora, Jamilia Silva de Souza, que faleceu em 2022, aos 88 anos. 

A narrativa do documentário é baseada nas memórias e sentimentos pessoais de Vanessa em relação à sua avó, e explora reflexões sobre o tempo e a mortalidade.

Foto: arquivo pessoal

O texto em off, retirado da crônica homônima escrita por Vanessa em 2022, foi adaptado com poucas alterações para o formato audiovisual. 

Para a adaptação, Vanessa pesquisou outras obras de não-ficção que abordam temas familiares, com um foco especial na relação entre avós e netos. Como referências narrativas, foram consultados os curtas-metragens documentais “O Chapéu do meu Avó” (2004), dirigido por Julia Zakia, e “Centenário da minha Bisa” (2022), de Cristyelen Ambrozio. 

Próximas Etapas 

Os alunos agora apresentarão seus trabalhos no Intercom Nacional, que será realizado em Balneário Camboriú/SC, de 3 a 6 de setembro.