Uma das atividades foi promovida pelo curso de História da Escola de Humanidades. No Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT), os alunos foram recepcionados pelo doutorando em Arqueologia, Filipi Pompeu, que destacou a importância dos programas de iniciação científica e incentivo à pesquisa da Universidade. Pompeu explicou aos alunos as diferenças entre história e arqueologia e mostrou peças de cerâmica indígena armazenadas no laboratório. Em seguida, os estudantes foram guiados até a Coleção de Arqueologia do MCT, local que abriga um acervo de 2,5 milhões de peças estudadas.
Os alunos que visitaram a Faculdade de Química (Faqui) conheceram a estrutura do curso e interagiram com os equipamentos do Laboratório de Química Geral e Inorgânica. Alunos da Faqui e participantes do Programa de Educação Tutorial da Química (PET-Química) realizaram experimentos como o Prego que Sangra, o Vulcão, o Relógio de Iodo e a Varinha do Harry Potter, que recebe o nome lúdico porque transforma um tubo de vidro em um bastão em chamas.
Os futuros universitários também lotaram o auditório do Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da PUCRS. Sob a coordenação da professora Maria Rita Cuervo, alunos da Faculdade prepararam um risoto de funghi com alho poró enquanto respondiam as dúvidas dos visitantes sobre o dia a dia do curso e a busca por estágios. O tour encerrou-se com aplausos e a degustação do prato preparado.
Já o curso de Ciência e Inovação em Alimentos da Faculdade de Química recebeu os visitantes com a oficina Mão na Massa: a Profissão do Futuro Criando com Ciência o Futuro dos Alimentos. Todas as atividades foram realizadas tendo como base o chocolate. No Laboratório de Química Industrial, os alunos degustaram o alimento e foram questionados sobre suas percepções sensoriais. Na máquina de ensaios mecânicos, eles puderam testar como o chocolate reage a estímulos de pressão e compressão.
As atividades do Open Campus PUCRS 2016 encerram nesta sexta-feira, 16 de setembro. As oficinas buscam esclarecer dúvidas quanto à escolha profissional e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.