No dia 26 de agosto, a Universidade receberá especialistas do Brasil e da Coreia do Sul para debater sobre a importância da pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor de mobilidade elétrica. O evento E-mobility: experiências coreanas e brasileira em P, D & I acontece no Tecnopuc.
O Brasil atingiu recentemente a marca de 100 mil carros eletrificados emplacados; nas grandes cidades, o uso de motos e bicicletas elétricas é cada vez mais comum; ônibus movidos a diesel estão sendo substituídos por aqueles com o motor elétrico, pontos de recarga de veículo se multiplicam por estacionamentos ou pelas ruas; enfim, para qualquer lado que se olhe, a eletrificação do transporte é uma realidade presente.
A PUCRS, por meio do Labelo, e em parceria com o grupo sul-coreano PCN, promove o encontro entre especialistas para analisar se estamos preparados para essa transformação e de que forma a pesquisa, o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a inovação influenciam na transição. O seminário faz parte das atividades relacionadas com um acordo de parceria firmado entre a Universidade, a PCN, o Inmetro e governo sul-coreano, por meio de seu Ministério do Comércio, Indústria e Tecnologia.
Os visitantes da missão sul-coreana irão visitar as instalações do Labelo na Universidade, onde serão alocadas as instalações do primeiro laboratório para ensaios em componentes ligados a veículos elétricos do Brasil.
Recentemente, equipes brasileiras viajaram ao país asiático, onde visitaram laboratórios, empresas do setor e trocaram experiências e conhecimento. Agora, é a vez de o Brasil sediar um evento, oportunizando à comunidade acesso ao conhecimento produzido na Coreia do Sul, referência em desenvolvimento tecnológico, especialmente em mobilidade elétrica.
Na programação, estão confirmadas palestras de três sul-coreanos especialistas que irão falar sobre cibersegurança em mobilidade elétrica, confiabilidade para consumidores em carregadores elétricos, segurança e eficiência de baterias elétricas. Ainda, na parte da tarde, empresas e especialistas brasileiros irão apresentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor, além de ressaltarem a importância de uma política pública específica para a mobilidade elétrica no Brasil.
Leia também: Carros elétricos: PUCRS sediará primeiro laboratório para segurança e desempenho de baterias