Institucional

Em bate-papo na Escola de Comunicação da PUCRS, especialistas explicam o sucesso do filme Ainda Estou Aqui

sexta-feira, 17 de janeiro | 2025

Foto: Júlia Lins / Colab Famecos

A Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou, nesta quarta-feira (15/1), um bate-papo intitulado Ainda Estou Aqui — O que explica o sucesso do filme brasileiro no Globo de Ouro. A atividade, mediada pela professora Helena Stigger, contou com a participação de Kiko Ferraz, especialista em audiovisual, diretor da KF Studios e professor da PUCRS, e Márcio Negrini, pesquisador e doutor em cinema. O evento, aberto ao público, também recebeu estudantes da área de produção audiovisual.

Ao iniciar as reflexões sobre o filme, Márcio destacou as estratégias de comunicação envolvidas, incluindo ações publicitárias, movimentos de imprensa e negociações. Ele mencionou a importância do trabalho de distribuição da produção, envolvendo órgãos de financiamento, eventos e profissionais estratégicos, como as rodadas de negócios relacionadas ao filme. Kiko complementou, afirmando que, durante sua experiência na área de produção audiovisual, observou que muitos filmes bons não ganham o devido reconhecimento por não chegar às pessoas certas, reafirmando a importância dessa colaboração de estratégias de comunicação para além do filme.

Kiko destacou, entre suas contribuições, a qualidade do áudio do filme, enfatizando aspectos como os diálogos e os sons. Ressaltou que o filme é capaz de despertar sensações genuínas e promover reflexões, além de transmitir tristeza. Segundo ele, a música no filme vai além da melodia e do arranjo: é um texto multifacetado que conecta os espectadores de maneira única. Explicou também que o silêncio e a sutileza só são possíveis quando o som é captado com excelência, algo que o filme realiza de forma notável. Além disso, destacou a recriação de época, um processo complexo, que foi muito bem executada. Kiko ainda mencionou o filme como um serviço à cultura brasileira.

Helena destacou que o sucesso do filme é resultado de um conjunto de aspectos interligados de maneira única. Para ela, o plano de pré-produção, o roteiro e o diálogo são elementos fundamentais. Ela enfatizou os pontos de virada da trama, especialmente a transição de uma família feliz para a tristeza, que marca uma reviravolta importante na história. Além disso, pontuou a relevância da comunicação no contexto dos negócios e do lugar, ressaltando a importância de bons produtores executivos, fundamentais para a execução bem-sucedida do projeto.