Institucional

Dia C da Ciência: Museu da PUCRS aproxima conhecimento da sociedade

quinta-feira, 20 de outubro | 2022

mudanças climáticas, museu

Foto: Jonathan Heckler

Acreditando que conhecimento científico deve estar ao alcance de toda a sociedade de forma acessível, o Dia C da Ciência é comemorado em 25 de outubro. Para celebrar a data, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) conta com uma programação especial para mostrar de forma interativa a importância das pesquisas científicas e como elas estão presentes no nosso cotidiano. O MCT foi criado para despertar a curiosidade e o gosto pelas ciências em pessoas de todas as idades, valorizando a participação do visitante que, por meio de experiências lúdicas, torna-se protagonista de seu próprio aprendizado.

“Nosso trabalho está cada vez mais focado no encantamento através da ciência e da experiência interativa dentro do Museu. Queremos que as pessoas aprendam se divertindo. Os resultados demonstram o acerto da nossa estratégia, visto que o MCT, em julho, alcançou seu maior público em 7 anos, com 25 mil visitantes pagantes”, diz Marcus Vinicius Klein, diretor do MCT.

Com diversas exposições e atividades especiais ao longo do mês de outubro, o Museu está aberto para visitantes de todas as idades. Quem deseja explorar todo esse universo, pode adquirir ingressos de forma online ou diretamente na recepção do MCT. Confira algumas das exposições que você pode conferir de perto no Dia C da Ciência:

mudanças climáticas, museu

Foto: Jonathan Heckler

Mudanças Climáticas e Tecnologia: Como fenômenos naturais provocam mudanças climáticas e como a sociedade contemporânea potencializa esse processo? Como alterações no clima podem levar à extinção em massa de espécies vivas? Por que a energia do carbono, mesmo provocando a emissão de gases de efeito estufa, é tão importante para a humanidade? De que maneiras as tecnologias limpas são empregadas para diminuir os impactos das mudanças climáticas? Para responder a essas e outras perguntas e para estimular a elaboração de outras mais, o Museu de Ciências e Tecnologia criou, em parceria com o Instituto do Petróleo e Recursos Naturais da PUCRS, a exposição Mudanças Climáticas e Tecnologia, uma iniciativa que, por meio de 14 experiências lúdicas, busca oferecer ao visitante elementos para refletir e construir um raciocínio crítico a respeito da crise climática atual, estimulando comportamentos que auxiliem em sua contenção e preservem os recursos naturais.

Arqueologia: Você sabia que analisando os objetos e como eles são usados, é possível contar histórias sobre o cotidiano de determinadas pessoas? A Arqueologia estuda as relações das pessoas com os objetos e como pode-se contar uma história de ambos a partir disso. Desvende a história humana contada através dos objetos e saiba mais sobre as diferentes etapas do trabalho do arqueólogo nessa exposição do Museu.

Marcas da Evolução: Partindo da construção de uma árvore filogenética, uma grande “árvore da vida”, a exposição apresenta uma visão contemporânea sobre a evolução dos seres vivos, destacando modificações surgidas ao longo do processo evolutivo a partir da seleção natural.

Matéria e Energia: O físico Carl Sagan dizia que somos “material das estrelas”. De fato, os elementos químicos originados no big bang ou em posteriores colapsos estelares são a matéria-prima de uma maravilhosa fábrica chamada universo. Eles são os ingredientes que compõe tudo o que conhecemos e podemos observar. Inclusive você, em toda sua natureza complexa e única. Na exposição Matéria e Energia interaja com os elementos químicos da tabela periódica, presentes no corpo humano.

Mamíferos Aquáticos: Partindo de um esqueleto completo de baleia-de-Bryde (Balaenoptera edeni), com cerca de quinze metros de comprimento e 95% de ossos originais, a exposição propõe uma experiência inusitada. A disposição, forma e tamanho dos ossos levam o visitante a imaginar o funcionamento do organismo e os hábitos desse grande cetáceo, além de fazer comparações com outros seres vivos.

Museu Itinerante

O Programa Museu Itinerante (Promusit), que iniciou suas atividades em 2001, é o braço móvel do MCT. No Dia C da Ciência, ele estará em Santana do Livramento, Rosário do Sul e Alegrete. Transportados dentro de um caminhão especialmente projetado, os experimentos do Museu Itinerante são dispostos em uma área de aproximadamente 600 metros. Devido à sua mobilidade, o Promusit amplia as possibilidades de descentralização do acesso à ciência, um patrimônio ao qual todos têm direito, levando a proposta de divulgação da ciência do Museu a municípios de diversos estados brasileiros.

mudanças climáticas, museu

Foto: Jonathan Heckler

“O Promusit é a democratização geográfica do Museu. Levamos conhecimento e cultura àquelas pessoas que não tem condições de vir até Porto Alegre para visitar nossas exposições presencialmente”, explica Marcus. Essa é uma ferramenta única de acesso ao conhecimento científico pois além de alcançar locais muito distantes dos grandes centros urbanos, as experiências desafiam os visitantes e lhes mostram que a ciência não é algo distante e abstrato, mas está presente no dia a dia, até mesmo nas coisas mais simples e cotidianas.

O Museu Itinerante fica em Santana do Livramento, Rosário do Sul e Alegrete até o final de outubro e em novembro segue sua rota, passando por Vacaria, Veranópolis, Bento Gonçalves, Rio Grande, Anta Gorda, Putinga, Arvorezinha e o colégio Pastor Dohms, em Porto Alegre.

Para saber mais, envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (51) 3320-3521.

Sobre o Dia C da Ciência

A data é resultado de uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

Confira a programação completa do Museu.