Na campanha 2019 da PUCRS, aprendemos um pouco mais sobre “o que se faz em uma universidade”, conhecendo projetos de pesquisa que buscam soluções para problemas da atualidade. A cada ano, a Universidade reforça seu compromisso com a pesquisa, sendo um ambiente para estudos interdisciplinares e transversais, que dialogam com ensino e extensão. Conheça algumas iniciativas que marcaram 2019:
Em janeiro de 2019, foi lançado o Portal Pesquisadores, com o perfil e principais estudos dos mais de 300 pesquisadores que fazem parte da Universidade. O objetivo do espaço é gerar conexões, ampliar a visibilidade da pesquisa realizada e viabilizar novas parcerias nacionais e internacionais.
A PUCRS busca se consolidar cada vez mais como uma universidade de pesquisa, profundamente comprometida com o avanço do conhecimento e contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico. Atualmente, na Universidade, mais de 2 mil projetos de pesquisa estão em andamento, contemplando as mais diversas áreas do conhecimento.
Também foi lançado oficialmente, em 2019, o Campus Living Lab: projeto composto por nove iniciativas de impacto social, distribuídas em diferentes espaços do Campus. O ecossistema de inovação e desenvolvimento sustentável une universidade, sociedade, governo e empresas para elaborar soluções centradas no uso real da tecnologia.
Neste ano, também foi celebrada a 20º edição do Salão de Iniciação Científica, com mais de 500 participantes. Além disso, o evento marcou o lançamento do e-book comemorativo Salão de Iniciação Científica da PUCRS: 20 anos em 20 histórias de sucesso. A obra reúne as histórias de ex-bolsistas Alumni PUCRS que tiveram suas trajetórias impactadas pela Iniciação Científica. Em 2019, 737 alunos integraram o programa. Além disso, 45 alunos do IC Júnior – alunos de ensino médio – integraram projetos de pesquisa ao longo do ano.
O ano de 2019 ainda foi marcado pela criação da Rede Sapiens, a qual a PUCRS integra, com o objetivo de conectar o conhecimento produzido por pesquisadores, mestres e doutores com empresas e sociedade. A iniciativa convida mestres e doutores diplomados nos últimos cinco anos a gravarem um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações.
Com o intuito de fortalecer a investigação científica, a Universidade criou, em 2019, o Escritório de Apoio à Pesquisa (EAP). Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), a estrutura atuará na prospecção e análise de editais e de oportunidades, oferecendo suporte na elaboração, submissão e acompanhamento de projetos com captação externa de recursos financeiros em nome do pesquisador.