Ao longo de 2018, diferentes movimentos transversais fortaleceram a internacionalização da Universidade. Competências multiculturais, visão global e formação integral e multidisciplinar são desenvolvidas preparar a comunidade acadêmica para os desafios do mundo globalizado.
Neste ano, a PUCRS foi contemplada no Programa Institucional de Internacionalização (Capes/PrInt). Em 2019, novos projetos serão colocados em prática para consolidar a internacionalização nos programas de pós-graduação da Universidade.
Um novo espaço voltado às temáticas internacionais foi colocado no ar. No portal PUCRS Internacional é possível encontrar informações sobre mobilidade acadêmica, pesquisas e convênios internacionais, relatos de professores e alunos no exterior e notícias sobre as práticas de internacionalização na Universidade.
O setor de Mobilidade Acadêmica recebeu 94 alunos estrangeiros em 2018, vindos de 16 países. Eles participaram de atividades de integração ao longo dos dois semestres, aprendendo mais sobre a cultura do Brasil e do Rio Grande do Sul e conhecendo as diferentes estruturas da PUCRS. Acompanhe o que foi desenvolvido com os estudantes:
Além disso, 165 alunos da Instituição embarcaram para seu período de mobilidade acadêmica em 2018, onde puderam cursar um ou dois semestres da graduação em uma das 112 instituições conveniadas à PUCRS ao redor do mundo.
Confirmando o destaque da Universidade no âmbito internacional, 2018 foi marcado pela recepção de lideranças de 27 países. Visando ao trabalho em conjunto em áreas diversas, essas aproximações colocam a Universidade ao lado de instituições reconhecidas ao redor do mundo e de professores e pesquisadores consagrados. Confira os principais destaques:
Missões internacionais de professores, pesquisadores e gestores também confirmam o compromisso com a internacionalização. A PUCRS esteve representada em importantes eventos ao redor do mundo, trazendo para a comunidade acadêmica contribuições relevantes para as mais diversas áreas do conhecimento. Entre as atividades, podem ser enumeradas a missão do reitor e do vice-reitor à Europa, as boas práticas do Museu de Ciências e Tecnologia divulgadas na Universidade de Oxford, os treinamentos ministrados para profissionais de saúde na África e a cooperação com a Colômbia.
Frutos das relações internacionais qualificadas que a PUCRS mantém ao redor do mundo, novos convênios de cooperação têm proporcionado a execução de projetos interinstitucionais. Em conjunto, a Universidade e instituições parceiras têm colocado em prática iniciativas que beneficiam as sociedades. Entre os destaques estão a dupla titulação da Escola de Direito e Universitá Degli Studi di Parma, o novo convênio de cooperação de pesquisa com a Universidade de Milão, o convênio de mobilidade acadêmica com a CUAS Mainz, na Alemanha e a parceria na literatura e escrita criativa com a Universidade de Évora, em Portugal.
Entre os grandes destaques deste ano está a abertura do escritório EducationUSA na PUCRS, tornando-se mais um canal que promove a internacionalização e visa a aproximação com os Estados Unidos. Conheça alguns serviços disponíveis.
O Lexis – Centro de Idioma das PUCRS também foi um importante impulsionador na promoção da internacionalização em 2018. Ao longo do ano foram 164 cursos de idiomas ofertados: alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, italiano, japonês e russo. Os cursos colocaram 1.498 alunos em contato com os diferentes idiomas e culturas, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional. Dos 16 professores atuantes no LEXIS, sete deles são oriundos das nacionalidades chilena, israelense, italiana, japonesa, uruguaia e russa.