Institucional

Confira as alterações na administração da Escola de Negócios 

quarta-feira, 18 de dezembro | 2024

Na última quinta-feira (12), às 10h, aconteceu o evento Celebrar em Comunidade e Posse da Nova Gestão 2025-2028 da Reitoria: o Ir. Manuir Mentges assumiu o cargo de Reitor e o Ir. Marcelo Bonhemberger assumiu como Vice-Reitor. Na Escola de Negócios, também tivemos algumas alterações de cargos. Veja abaixo quais são:


Coordenação do Curso de Bacharelado em Administração – a professora Judith Ferran assume a coordenação do curso, antes coordenado pela professora Naira Libermann

Judith Merlo Ferran

Judith possui graduação em Psicologia pela PUCRS, mestrado em Administração pela UFRGS e atualmente é doutoranda em Administração pela PUCRS. Atua como professora na graduação da Escola de Negócios, coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching do PUCRS Online UOLTech, e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. É também consultora em avaliação e desenvolvimento de lideranças. Natural do interior do Uruguai, mudou-se para o Brasil aos três anos de idade e acumula mais de 30 anos de experiência como tradutora-intérprete de espanhol. Com 33 anos dedicados à sala de aula, Judith tem especial interesse pelo comportamento humano, sobretudo no contexto da liderança. Suas pesquisas se concentram em liderança sustentável. Além de sua atuação profissional, ela é nadadora e aprecia atividades ao ar livre e o contato com a natureza. 

“Me sinto honrada pelo convite e desafiada, sem dúvida. É uma grande responsabilidade, pois muitos alunos confiam em nós para seu desenvolvimento e para entrarem no mercado de trabalho mais preparados. Assumo a coordenação comprometida em dar continuidade ao bom trabalho realizado pelas gestões anteriores e em trazer minha experiência como consultora e pesquisadora para contribuir da melhor forma possível.”


Programa de Pós-Graduação em Economia – o professor Gustavo Moraes assume a coordenação do Programa, antes coordenado por Augusto Alvim

Gustavo Inácio de Moraes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2010). É editor associado da Sober-Revista Brasileira de Economia e Sociologia Rural. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: política econômica, desenvolvimento econômico, modelos computáveis de equilíbrio geral e recursos naturais. Foi coordenador do curso de graduação entre 2018 e 2020. E ainda em 2018 recebeu o Prêmio Atlantos e foi agraciado pelo Corecon-RS com o prêmio de Economista do Ano. É torcedor do Santos FC, praticante de remo e canoagem e pai da Thaís, de 16 anos. 

“Eu estou bem feliz com a oportunidade de coordenar o Programa de Pós-Graduação de Economia. Isso, na verdade, tem uma ligação com o fato de eu ter sido também, já anteriormente, coordenador da graduação. E o desafio nos próximos quatro anos, é claro, é manter a qualidade do programa, aumentar a qualidade de aulas e, claro, internacionalizar um pouco mais o programa, no sentido de proporcionar uma evolução contínua aos nossos estudantes, aos nossos professores. Nós temos um grupo bastante unido, um grupo com excelência em pesquisa, e nos próximos quatro anos estaremos melhor”.


Agente de Inovação – o professor Mário Steffen assume o papel de AI, atuando na articulação da Escola com o Tecnopuc e Rede INOVAPUCRS, anteriormente responsabilidade da professora Maira Petrini

Mário Oscar Steffen

É Analista de Sistemas pela PUCRS (1986). Sua vida é toda ligada a Universidade, seu pai foi professor de Cálculo I e II na década de 70, sua esposa se formou em Odontologia e seu filho estuda Gastronomia. Fez mestrado (2015) e doutorado (2019) pela Escola de Negócios, estudando empresas sediadas em parques tecnológicos no Brasil e na Espanha. Começou como professor da PUCRS no início de 2024. É sócio de duas empresas sediadas no Tecnopuc, uma de software para hospitais e outra de software para a área da segurança pública. Suas áreas de interesse são Empreendedorismo, Parques Tecnológicos e Gestão do Conhecimento. Participa do Pacto Alegre, desde seu início, em 2018. Nas horas de folga gosta de ler. Adora viajar e praticar mergulho livre.  

“A função de Agente de Inovação é desafiadora, pois envolve projetos com atores cujos objetivos são diferentes, que são os alunos, os pesquisadores e os empresários. Os alunos estão focados em adquirir conhecimento e na aprovação nas disciplinas. Os pesquisadores são medidos por produção científica, e os empresários querem melhorar ou lançar no mercado algum produto ou serviço. Cabe ao AI a tarefa de mediar estes interesses e conduzir o processo para atender a todas as expectativas, respeitando prazos, custos e agenda dos envolvidos. Os benefícios dos projetos são nítidos para todas as partes, pois os atores do lado acadêmico do projeto têm que lidar com situações reais, e isso acelera e enriquece o aprendizado, e os empresários são beneficiados com conhecimentos que podem fazer a diferença em seus produtos e serviços”.

A Escola de Negócios agradece aos professores Augusto, Maira e Naira pela dedicação, parceria e excelente trabalho desempenhado nesses papéis.

Leia também: Irmão Evilázio Teixeira encerra mandato como reitor da PUCRS e celebra conquistas alcançadas em comunidade