Nos dias 19 e 20 de novembro acontece o Colóquio Internacional Musil, Benjamin & seus contemporâneos – Pensamento e ficção em tempos de crise, promovido pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA). Os encontros ocorrem das 14h às 20h30min, no Auditório do Prédio 9 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e abordarão figuras emblemáticas da filosofia e da literatura do século 20. Interessados podem se inscrever até o dia 11 de novembro pelo e-mail [email protected]. Evento gratuito com entrega de certificados.
O Colóquio foca nas reflexões de grandes nomes sobre os impasses e fricções na tradição filosófico-literária europeia. Essas tensões dificultaram a abertura à pluralidade e à complexidade do mundo moderno, às relações democráticas e às perspectivas multiculturais que, em breve, teriam abrangência global. O propósito consiste em elucidar a visão que esses ensaístas tinham de um mundo no qual se processavam traumáticas transformações e também em iluminar as relações desses poetas e pensadores entre eles e com seus contemporâneos.
O encontro tem o objetivo de ampliar as perspectivas para além dos estudos especializados sobre Walter Benjamin e Robert Musil, dando espaço para reflexões que enriqueçam a visão dessa época estabelecendo relações escritores como Thomas Mann, Walser, Kafka, Döblin e Brecht, Proust e Joyce, entre outros, com filósofos como Heidegger, Hannah Arendt e Adorno.