Doenças como asma, fibrose cística e discinesia ciliar são algumas das condições analisadas
segunda-feira, 28 de outubro | 2024Doenças como asma, fibrose cística e discinesia ciliar são algumas das condições analisadas
O futuro do Centro Infant é promissor, com planos de expandir suas relações com pesquisadores e outros centros internacionais. / Foto: Envato.
Um dos melhores centros de pesquisa da área pediátrica na América Latina, o Centro Infant da PUCRS foi criado há mais de 15 anos para buscar novos métodos, diagnósticos e terapias para doenças respiratórias na infância. Em uma estrutura interdisciplinar, pesquisadores e alunos atuam para compreender o impacto de doenças como asma, fibrose cística e discinesia ciliar na capacidade pulmonar do paciente. O espaço está integrado às estruturas da Escola de Medicina e ao Hospital São Lucas da PUCRS, promovendo o envolvimento e desenvolvimento de alunos na área cientifica em todos os seus níveis. O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pediatria e Saúde da Criança possui forte vínculo com o Centro, impactando diretamente o desenvolvimento das pesquisas, como também na formação dos discentes.
“Muitos futuros médicos conseguem realizar algum projeto de pesquisa junto ao Centro Infant, o que contribui para uma formação médica qualificada. Além disso, os laboratórios e ambulatórios são os principais campos de prática dos alunos de Mestrado e Doutorado vinculados ao PPG, que recebeu nota máxima na última avaliação da CAPES, sendo o único PPG de Pediatria com nota máxima no Brasil”, destaca o Decano da Escola de Medicina, Leonardo Araujo Pinto.
Com grandes parceiros internacionais, o Centro conta com a contribuição de um grupo de professores da University of California, Los Angeles (UCLA), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, desenvolvendo pesquisas e ações de mobilidade acadêmica de alunos da PUCRS.
O Centro Infant também possui parceria com o ISGlobal, renomado instituto de pesquisa espanhol da área de epidemiologia. A relação, liderada pelo coordenador do Centro, Renato Stein, e o professor da Escola de Medicina, Marcelo Scotta, tem potencial para impulsionar estudos epidemiológicos, especialmente na área de doenças infecciosas.
“As colaborações internacionais nos permitem ampliar nossas investigações e compartilhar conhecimentos que são essenciais para a evolução das pesquisas na área”, explica Pinto.
As atividades desenvolvidas no Centro desempenham um papel crucial na formação de novos profissionais da saúde. “Nos últimos anos, muitos alunos do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança se tornaram docentes em outras instituições, contribuindo para a formação médica e científica nacional”, comenta o Decano da Escola de Medicina.
Por meio do Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), a alumni do Centro, Krist Antunes, realizou uma pesquisa no Reino Unido focada na prevenção da bronquiolite pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
“Comecei na PUCRS ainda na iniciação científica, no Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental, onde permaneci durante o mestrado e doutorado. Ali me envolvi em diversos projetos, o que aprimorou minhas habilidades de pesquisa, incluindo desenho experimental, análise de dados e redação científica – habilidades que têm sido inestimáveis em minha pesquisa de pós-doutorado”, afirma Krist.
“Existem ainda muitas doenças respiratórias virais para as quais não há opções terapêuticas, o que resulta em faltas escolares e sintomas que afetam a qualidade de vida das crianças, como tosse persistente e dificuldade respiratória”, ressalta Pinto.
Este cenário destaca a importância do trabalho realizado pelo Centro Infant, que se dedica a desenvolver novas terapias ou diagnósticos para melhorar a saúde respiratória infantil. Apesar dos avanços, as crianças diagnosticadas com doenças respiratórias ainda enfrentam desafios em termos de qualidade de vida.
O futuro do Centro Infant é promissor, com planos de expandir suas relações com pesquisadores e outros centros internacionais.
“Temos o planejamento de construir uma rede de pesquisa internacional na área de Epidemiologia. As parcerias com a UCLA, nos EUA, e a ISGlobal de Barcelona são essenciais nesse projeto”, conclui Pinto.
Leia mais: Pela 5ª edição consecutiva, PUCRS é reconhecida como a melhor universidade privada do Brasil
Estão abertas as inscrições para ingressar em um dos 20 programas de pós-graduação da PUCRS em diferentes áreas, como Ciências Sociais, Ciência da Computação, Economia, Medicina, Odontologia, História e Letras. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de novembro.