Idealizada com o objetivo de compor um fundo de endowments voltado a causas de interesse público, a Associação Irmão Norberto Rauch comemorou, na última terça-feira, 30 de novembro, as conquistas de um ano de atuação. A celebração contou com a presença do reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, do diretor-presidente da entidade, Solimar Amaro, além dos demais membros da associação, representantes da comunidade universitária e lideranças da iniciativa pública e privada.
Durante seu discurso, Solimar relembrou a trajetória de Ir. Norberto Rauch nos seus 26 anos de reitorado, destacando sua capacidade de visão, liderança e valores. “É com muita alegria que dialogamos sobre os projetos que, por meio do fundo de endowments, poderão se tornar realidade. Desde o ano passado, a associação vem trabalhando na concepção de iniciativas que possam beneficiar a sociedade a partir de projetos ancorados na PUCRS”, pontua.
A Associação Irmão Norberto Rauch foi fundada em novembro de 2020 e tem a finalidade de atrair pessoas interessadas em apoiar os projetos da Universidade. A partir desse fundo, a entidade tem a oportunidade de investir em ensino, pesquisa, inovação, saúde e cultura. “Essa iniciativa é muito importante porque o futuro da nossa geração passa por essa adesão e essa participação da nossa sociedade com a qual a PUCRS interage há mais de 70 anos”, pontua Jorge Audy, vice-presidente da entidade e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.
O reitor Ir. Evilázio destacou em seu discurso o simbolismo de se poder celebrar esse momento de forma presencial, e refletiu sobre a missão e os desafios da instituição nos dias de hoje.
“Uma universidade só envelhece quando os que nela atuam pensam que o que fazem é perfeito e passam a reproduzir o passado. Essa crença ficou ainda mais evidente no cenário da pandemia: novas respostas estão sendo dadas, pois, mudaram as perguntas. Agilidade, flexibilidade e criatividade se tornaram imperativas. Ainda assim, o grande desafio para uma universidade como a PUCRS continua sendo aquele de preparar os seres humanos para serem melhores pessoas e se tornarem bons profissionais”.
Neste um ano de atuação, a Associação conduziu diversas ações e projetos. Conheça: