O evento contou com a presença de pessoas e instituições da comunidade que desempenharão papel estratégico na construção da visão de futuro do Parque
quarta-feira, 26 de março | 2025“Não posso começar esta fala sem dizer que estou muito feliz em ver aqui tantos amigos que fazem parte dessa nossa história. Que alegria viver este momento”. Foi assim que Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, abriu a cerimônia de inauguração dos novos espaços do Portal Tecnopuc, realizada na noite de terça-feira (25).
O Portal Tecnopuc é o prédio que dá acesso aos demais ambientes do Parque, e, agora, também conecta esse ecossistema de inovação com o mundo, e buscando construir negócios de base científica e tecnológica que solucionem problemas da sociedade. A partir uma infraestrutura projetada para proporcionar experiências “fígitais”, que se refere à convergência entre as tecnologias físicas e digitais, o Portal Tecnopuc integra o projeto Tecnopuc Anywhere, que, conectado ao Planejamento Estratégico da PUCRS, amplia o impacto da atuação do Parque, nacional e internacionalmente, transcendendo fronteiras físicas.
“A inauguração dos novos espaços do Portal é uma materialização tangível dessa estratégia. Mas a expansão vai além do físico: ela se manifesta também em frentes intangíveis, como nossos nove hubs, que ampliam nossa atuação por meio de estruturas criadas para impulsionar a inovação, acelerar startups e fomentar novos negócios nas principais frentes estratégicas do Tecnopuc. Mais do que um ponto de chegada, o Anywhere é um movimento contínuo de transformação, que impulsiona a criação de novas soluções, modelos e conexões”, explicou Flavia.
O reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, reforçou em sua fala a importância do apoio de parceiros como a Finep, das empresas e das pessoas que contribuíram para tornar o que já foi sonho em realidade. Ele também ressaltou a conexão entre esse momento do Parque e o Planejamento Estratégico da Universidade.
“A modernização do Tecnopuc não é apenas um avanço físico ou fígital, mas um reflexo claro do nosso compromisso com a inovação, geração de impacto e valor para a sociedade. A PUCRS tem por visão ser uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e relevância. O Tecnopuc Anywhere nos impulsiona nesse horizonte ao acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação não só da PUCRS, mas do Estado e do País, gerando benefícios a toda uma cadeia produtiva voltada para a transformação do conhecimento em inovação”, frisou.
Ao falar sobre esse novo momento do Parque Cientifico e Tecnológico da PUCRS, Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, destacou a continuidade como a capacidade de estabelecer uma visão de futuro, prossegui-la e se renovar constantemente.
Nesse sentido, ressaltou a importância dos quatro reitores que passaram pela Universidade nos últimos anos para a história do Parque: Ir. Norberto Rauch, que vislumbrou a criação de um ambiente que conectasse a pesquisa acadêmica com as demandas do mercado e estava à frente da Universidade quando o Tecnopuc foi inaugurado; Ir. Joaquim Clotet, que atuou junto à PUCRS para o desenvolvimento do Parque; Ir. Evilázio Teixeira, que consolidou o Tecnopuc, direcionando a um crescimento sustentável; e o atual reitor Ir. Manuir Mentges, que tem dado sequência ao trabalho de excelência da PUCRS na conexão do ecossistema de inovação com a formação dos alunos.
“Olhar o futuro com esperança, alicerçado naqueles que estiveram aqui antes de nós, talvez seja o maior segredo da felicidade, nas nossas vidas pessoais e, também, na história do nosso Parque Científico e Tecnológico”, declarou Audy.
Entre os espaços inaugurados, estão a Sala Multiverso que permite uma experiência imersiva na história e nos impactos provocados pelo Tecnopuc ao longo de duas décadas, e poderá ser utilizada para a exibição de outros conteúdos 360º; novos ambientes para reuniões e eventos – como a Arena CMPC, a Pitch Stage – com foco em interações físicas e virtuais; e cabines com isolamento acústico para a gravação de podcasts ou participação em chamadas de vídeo.
“Eu me afastei não faz tanto tempo aqui, mas isso aqui já modificou completamente. Essa nova fase é muito mais do que construir ou mobilizar prédios, é uma energia pulsante de gente que trabalha voltada para a inovação, para ambientes criativos, para desenvolvimento baseado em ciência. Tudo isso transpira quando você entra pelos corredores aqui”, avaliou Roberto Moschetta, diretor do Tecnopuc na época da inauguração do Portal – 2010.
O evento contou com uma intervenção artística de Jotapê, da PaxArt. Em parceria com o Crialab, o artista, responsável por um painel que estava em uma das paredes do Portal Tecnopuc antes da remodelação do espaço, fez uma atualização dessa arte utilizando a técnica de grafite VR (realidade virtual). Na cerimônia foi apresentado o vídeo Tecnopuc: o poder de inovar juntos, que apresenta o posicionamento do Parque voltado para a valorização da colaboração entre as pessoas como chave para inovação e a construção do futuro.
Na ocasião também foi distribuído o livro dos 20 anos do Tecnopuc, escrito pela jornalista Patricia Knebel, em parceria com Jorge Audy e Flavia Fiorin, além da entrega de uma edição especial e limitada de um café, produzido em parceria com o Z Café. A embalagem, ilustrada pelo estudante da PUCRS Vitor de Oliveira, buscou celebrar os encontros e conexões que acontecem no Parque.
O evento também marcou a oficialização de parcerias com instituições nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação. Josep Piqué, presidente do La Salle Technova Barcelona, o Parque Científico e Tecnológico da La Salle-University Ramon Llull, assinou um convênio de cooperação com a PUCRS para a promoção, conjunta, de pesquisa e empreendedorismo em inteligência artificial.
Maria Duarte, diretora-executiva geral do Centro de Escalonamento de Tecnologias da Universidade Federal de Minas Gerais, Escalab, representou a instituição na assinatura de um acordo que visa a criação de spin-offs acadêmicos a partir da conjugação de esforços mútuos. O acordo visa a cooperação em projetos de pesquisa de interesse comum, o fomento do empreendedorismo, da inovação e de startups, por meio de disponibilização gratuita de estrutura física e ambientes compartilhados.
Também foi apresentado um investimento do governo britânico para que o Tecnopuc e o GovtechLab criem um hub de inovação Govtech no Tecnopuc que atuará em três frentes: o desenvolvimento de uma plataforma onde as startups do Parque poderão expor suas soluções e governos poderão conhecer os instrumentos para contratá-las; a aceleração de startups para criarem soluções a questões enfrentadas pelos governos, bem como a capacitação de gestores públicos em inovação e nos instrumentos disponíveis para contratar essas soluções; e uma imersão de benchmarking no Reino Unido em soluções de governos digitais.
Durante a solenidade, foram feitos agradecimentos a parcerias institucionais do Parque, como a Finep que investiu no Tecnopuc em todas as suas etapas. Além de empresas que apoiam os novos espaços: HPE, Apple, Fullbright e CMPC –, e a pessoas que fazem parte da trajetória do Tecnopuc.
O secretário de inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, relembra que quando o Pacto Alegre foi criado, a prefeitura notou que as sementes de inovação na Capital são muito profundas, pois estavam sendo cultivadas há muito tempo. Para ele, a história da inovação em Porto Alegre pode ser divida entre antes do Tecnopuc e depois do Parque.
“E isso se dá pela maneira como o Parque estimulou as universidades a olharem mais para a capacidade de entrega de conhecimento e pela dedicação na construção de um ecossistema de inovação forte, capaz de se reinventar, de nunca se acomodar, de trazer novos parceiros. Vocês estão tornando o Tecnopuc everyone, porque cada um de nós se sente parte desta comunidade”, afirmou o secretário.
Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, também esteve presente na inauguração. Ao cumprimentar os presentes, Simone destacou três expressões utilizadas ao longo do cerimonial que representam suas emoções: continuidade, felicidade e equação humana.
“Quando pensamos na constituição dos ambientes de inovação do nosso Estado, uma das primeiras instituições que vêm na nossa mente é o Tecnopuc e todo o trabalho que a PUCRS vem fazendo. Não é à toa que quando a gente olha para a linha do tempo que está descrita em outro prédio do Tecnopuc, a gente se enxerga em um ou mais momentos dessa trajetória. Estou muito feliz em estar aqui neste momento ímpar para o nosso Estado, onde todos nós, cada um fazendo sua parte, estamos construindo um futuro melhor”, declarou.
Após o cerimonial, encerrado com uma benção do Pe. Carlos Gustavo Haas, capelão da PUCRS, os presentes foram convidados a visitar os espaços inaugurados e a celebrar o futuro do Tecnopuc em um happy hour.
Fotos: Marcos Feijão