Inovação

Tecnopuc é reconhecido como segundo melhor Parque Científico e Tecnológico do País  

Prêmio Anprotec é referência em reconhecer ambientes de inovação a mais de 15 anos 

quarta-feira, 04 de dezembro | 2024

A premiação aconteceu em São José dos Campos (SP). / Foto: Divulgação

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) foi reconhecido como o segundo melhor Parque Científico e Tecnológico do País pelo Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador 2024. A premiação aconteceu na última terça-feira (3), no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) durante a 34ª Conferência Anprotec.  

Com o tema “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, a Conferência reuniu representantes de ecossistemas de inovação de todo o Brasil para explorar como a inovação impulsiona o desenvolvimento econômico, promover a sustentabilidade ambiental e melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. O prêmio reconheceu os destaques em ciência, tecnologia e inovação no País em diferentes categorias. Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, destaca a retomada do prêmio Anprotec e a importância desse reconhecimento para o Parque Científico e Tecnológico.  

“Celebramos estar, mais uma vez, entre os melhores Parques Tecnológicos do Brasil, ao lado do SUPERA (São Paulo), e o BH-TEC (Minas Gerais). Comemoramos, também, as conquistas da Noharm.ai, como negócio de impacto, e da VENTIUR, como aceleradora, além do CEI, incubadora do Instituto de Informática da UFRGS, e a Carbon Token, do Tecnosinos. É um orgulho ver o nosso ecossistema gaúcho destaque em quatro categorias das seis desta importante premiação. A colaboração do nosso ecossistema tem sido um relevante destaque nacional”, comemora Flavia.   

Nesta edição, o prêmio se estruturou para reconhecer cases, programas e iniciativas de impacto em cada categoria, o que acabou tornando a premiação mais inclusiva e diversa. Um dos destaques do ano foi a Noharm.ai, uma das empresas que faz parte da comunidade Tecnopuc. A startup foi contemplada com o primeiro lugar em Negócios de Impacto e recebeu o troféu Carlos Eduardo Negrão Bizzotto. Daniela Faccio, especialista farmacêutica em IA e saúde, representou a startup na premiação e ressaltou a importância do prêmio para o negócio.  

O Prêmio Anprotec reconheceu o Tecnopuc como segundo melhor Parque Científico e Tecnológico do País. / Foto: Divulgação

“Ser reconhecido como um negócio de impacto na Anprotec é um grande orgulho para a Noharm.ai, que é fruto de um trabalho árduo de tecnologia e ciência e que une nossos conhecimentos para trazer segurança assistencial aos pacientes do sistema público e privado. Este ano tem sido muito especial, fechamos 2024 com premiações importantes, além da Anprotec, fomos reconhecidos com o prêmio Llama Impact Innovation Awards e com o AWS Health Equity Initiative,  que fornece melhorias na segurança do paciente para a saúde pública no Brasil”, comenta Daniela.   

A VENTIUR, parceria do Tecnopuc, recebeu o troféu Lynaldo Cavalcanti na categoria aceleradoras. Leonardo Mezzomo, sócio da aceleradora, celebra com satisfação a conquista e explica que essa vitória se deu por meio do programa da VENTIUR Inova Amazônia.  

“Um programa belíssimo que foi idealizado pelo Sebrae Nacional e coexecutado por nós em diversos estados da região. O Inova Amazônia foi idealizado para desenvolver projetos da bioeconomia e, por meio do programa, atendemos uma centena destes novos projetos que passaram a ser negócios durante o programa. Muito além do desenvolvimento de negócios, nós também pudemos desenvolver socialmente a região trazendo uma mudança da realidade das pessoas”, sintetiza Leonardo.   

O Tecnopuc já foi contemplado com o Prêmio Nacional Anprotec de Empreendedorismo Inovador na categoria Parques Científicos e Tecnológicos três vezes: em 2004, 2009 e 2016. No ano de 2014, o Parque foi premiado na categoria Melhor Incubadora de Empresas, com a RAIAR.