A Quaresma é o tempo litúrgico que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas – neste ano, celebrada no dia 26 de fevereiro – e que segue pelos quarenta dias que antecedem a Solenidade do Domingo de Ramos. Nesse período, as pessoas são estimuladas a tomar atitudes que aproximem o seu projeto de vida com o de amor de Deus, preparando os seus corações para a recordação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Inspirados nessas proposições, o Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS promove uma série de reflexões para a Quaresma, a partir de vídeos nas redes sociais, notícias a serem publicadas no site da Pastoral. Também acontecerão intervenções no Campus com as palavras paixão, perdão, misericórdia, conversão, cruz, ação, cuidado, formação e inclusão. Ao inscrever essas palavras será feito um convite à comunidade universitária a refletir e acompanhar as modificações que ocorrerão.
Um exemplo de diálogo e reflexão promovido nesse momento de Quaresma é a Campanha da Fraternidade. Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha ocorre todos os anos, destinada a todos os que desejam transformar as mais diversas realidades existenciais a partir da proposta de temas diversos para a reflexão e para a formação.
O tema da Campanha da Fraternidade de 2020 é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, tendo como lema Viu, sentiu compaixão e cuidou dele, inspirado na parábola bíblica do Bom Samaritano, que está no capítulo 10 do Evangelho de Lucas. A parábola narra a situação de um homem que havia sido assaltado, maltratado, que estava quase morto e necessitava de ajuda. Passaram por este homem três pessoas e nenhuma delas foi capaz de auxiliá-lo. No entanto, uma quarta pessoa, “um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão”.
Nesse sentido, a Campanha nos conduz a importantes reflexões que, nas palavras do Papa Francisco, nos tornem capazes de “vencer a globalização da indiferença”.
“O que aconteceu conosco? O que vem ocorrendo com a nossa humanidade, que, embora percebendo o aumento dos números de sofrimentos, parece não mais sensibilizar-se com eles? Teríamos deixado se perder o sentido mais profundo da vida?”
“Em meio a tantas questões, a Campanha da Fraternidade deste ano provoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e, algumas vezes, até mesmo reencontrado.”
(Textos base da Campanha da Fraternidade 2020)
A Campanha da Fraternidade 2020 traz o testemunho de uma mulher brasileira cuja vida foi uma expressão da atitude do samaritano: Santa Dulce dos Pobres. Ela foi uma samaritana comprometida com a vida dos seus irmãos e irmãs. Santa Dulce mostrou por meio do seu exemplo de vida o quanto a compaixão pode mudar o mundo.
“É preciso que todos tenham fé e esperança em um futuro melhor. O essencial é confiar em Deus. O amor constrói e solidifica.”
“O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode, sim, vencer o egoísmo. ”
(Santa Dulce dos Pobres)