Cooperação prevê ambiente de trocas, fomento a pesquisas e eventos compartilhados
terça-feira, 19 de novembro | 2024Foto: Giordano Toldo
O espaço da PUCRS, inaugurado nesta terça-feira (19) no Instituto Caldeira, localizado no Quarto Distrito de Porto Alegre, é mais do que um ambiente compartilhado de trabalho e de networking. A grande novidade é que, além de workshops técnicos e de carreira, a PUCRS oferecerá mentorias de professores e visitas de imersão no ecossistema Tecnopuc a fim de conectar jovens ao mercado de trabalho e startups presentes no Campus.
Nesta manhã, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, a Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampf, além de outros colaboradores da Universidade, foram recebidos pelo diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério. Na oportunidade, o reitor salientou a atitude, a coragem e a agilidade na reconstrução do local – atingido pela enchente no mês de maio – como incentivo para que essa cooperação, agora oficial, gere ainda mais frutos em prol da sociedade.
“Acreditamos que o desenvolvimento, em todos os âmbitos, se constrói pela geração e compartilhamento do conhecimento e relações humanas virtuosas. Neste sentido, a Universidade precisa ajudar a responder aos problemas reais e, por isso, essa conexão com o Caldeira é tão significativa”, ressaltou o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.
Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, e Pedro Valério, diretor-executivo do Caldeira. / Foto: Giordano Toldo
Nessa busca de soluções para as atuais demandas da sociedade, a colaboração prevê ainda o desenvolvimento de pesquisas conjuntas, como o compartilhamento de dados sobre o Quarto Distrito e startups. Para o diretor-executivo do Caldeira, Pedro Valério, a presença física da PUCRS no Instituto é representativa da liderança da Universidade nos primeiros movimentos que culminaram com criação de um ecossistema de inovação gaúcho.
“Se de alguma maneira o Rio Grande do Sul passou a ter algum destaque na inovação em um contexto brasileiro, é em função da PUC e do trabalho que ela vem fazendo no âmbito das pesquisas e com o Tecnopuc”, completou Pedro.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL