Inovação

Projetos com foco na saúde vencem o Startup Garagem 2016

sexta-feira, 04 de novembro | 2016

Final do Startup Garagem 2016

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

Ao longo dos últimos três meses, mais de 30 empreendedores receberam mentorias especializadas em diferentes áreas – jurídica, financeira, tecnológica, modelagem de negócios, entre outras – com a finalidade de amadurecer suas ideias e transformá-las em negócios rentáveis. Para encerrar essa etapa de aprendizado e dar o passo seguinte em direção ao mercado, os participantes do Startup Garagem apresentaram seus projetos para um público de cerca de 100 pessoas, entre empresários, pesquisadores, professores da PUCRS e investidores, em um evento denominado Pitch Day, que ocorreu no auditório do Global Tecnopuc. Quem conquistou os três primeiros lugares desta edição foram os grupos AGO Orgânicos, Saúde em Casa e Mirror Up, todos com foco na saúde do usuário. As empresas ganharam a possibilidade de usufruir dos espaços e assessorias da Incubadora Raiar pelos próximos três meses.

A primeira colocada, AGO Orgânicos, é uma iniciativa que busca incentivar a alimentação livre de agrotóxicos, por meio de uma plataforma on-line que aproxima agricultores produtores de alimentos orgânicos e consumidores. Basta fazer o pedido pelo aplicativo e receber em casa os alimentos livres de agrotóxicos. A ferramenta já está em testes para a comunidade do Tecnopuc. Por enquanto, os usuários fazem seus pedidos via WhatsApp pelo número (51) 98199-1148. Segundo os idealizadores do projeto, em breve a ferramenta estará disponível para iOS na Apple Store. Formado por dois enfermeiros e um administrador de empresas, a Saúde em Casa, que ficou com o segundo lugar, é uma empresa especializada em estomoterapia, prescrição de cuidados, monitoramento via tecnologia da informação e atendimento domiciliar. E para fechar o trio de projetos com foco na saúde, o Mirror Up é um aplicativo que visa potencializar a recuperação funcional de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio de realidade aumentada.

Além dos vencedores, foram apresentados outros nove projetos e, de acordo com o gerente da Raiar, Leandro Pompermaier, “a disputa foi acirrada”. Mestre de cerimônias do evento, Pompermaier enfatizou que o objetivo da Incubadora é que todos esses empreendedores permaneçam no ecossistema de inovação da PUCRS. “Queremos vocês na Raiar! Nossas portas seguem abertas para que possamos crescer e fazer história juntos”, disse. Após o Pitch Day, os convidados participaram de um momento networking, onde puderam interagir também com o público convidado para a final regional do Movimento 100 Open Startups, que ocorreu em seguida, no mesmo espaço.