O Pacto Alegre uniu iniciativas de apoio aos negócios locais e criou o Supera: uma plataforma online com serviços gratuitos de apoio aos micro e pequenos empreendedores durante a pandemia do coronavírus para a retomada econômica de Porto Alegre. O portal pode ser acessado neste link. Entre os serviços estão cursos e oficinas, mentorias em gestão, plataforma para divulgação dos empreendedores, conteúdos como podcasts e programas online, e rede de assessoria empresarial. As soluções estão categorizadas em quatro grupos de ação: quero fazer negócios; quero me atualizar; quero ajuda; ferramentas para o empreendedor.
De acordo com o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, a plataforma une as capacidades de várias entidades, mostrando mais uma vez como o Pacto Alegre atua conectando e facilitando a vida das pessoas para o melhor uso das poderosas forças que existem no ecossistema da capital. “O objetivo é fazer com que o esforço conjunto seja mais poderoso, reunindo o que as Universidades e entidades estão fazendo com a preocupação comum de apoiar e qualificar os negócios. Não só fazer com que sobrevivam a crise, mas que se qualifiquem e possam ser ainda melhores no pós pandemia. É um portal para que os empresários conheçam as possibilidades e tenham acesso a apoios e soluções ofertadas pelos vários setores do nosso ecossistema”, sintetizou.
O projeto é o resultado da integração dos esforços de Universidades, entidades e especialistas do setor para atender os micro e pequeno empreendedores. A realização é do Pacto Alegre, da Prefeitura de Porto Alegre, do Open Innovation Lab, STARTAIDEIA, Pocket, StartSe e Exohub Lia. O apoio é da UFRGS, PUCRS, Unisinos, Sindilojas Porto Alegre, SEBRAE, Sistema Fecomércio RS/ Sesc / Senac, IXL CENTER, Poa na Rua e do Grupo RBS.
O lançamento aconteceu nesta quinta-feira, dia 2 de julho, no canal do YouTube da Prefeitura de Porto Alegre. Segundo a professora da PUCRS, Frederike Mette, coordenadora do SOS PME na PUCRS, o Supera foi importante desde o primeiro dia porque aproximou ainda mais a Universidade do programa. “O engajamento está bem legal por parte dos empreendedores do Parque, professores e alunos da Escola de Negócios da PUCRS. Num curto prazo já queremos envolver outras escolas da Universidade. Acredito muito que a palavra do momento é esperança. Temos que ter esperança e nos preparar para o que está por vir. Tentar ver o que pode vir de bom para a mudança humana e social. Além disso, trazemos algumas ferramentas que o próprio Parque já tem e conteúdos da Escola. O Supera vem no momento certo para unir as ações e os agentes”, ressaltou.
O Pacto Alegre é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O convênio prevê o compartilhamento de recursos e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum.