A recém anunciada transferência da sede do Grupo Bandeirantes para o Campus da PUCRS faz parte de um importante movimento planejado pela Universidade para ampliar o já consolidado ecossistema de inovação e empreendedorismo e fortalecer a atuação da Escola de Negócios. Idealizado nos últimos anos, o movimento tem dois grandes eixos: a geração e desenvolvimento de negócios e a formação imersiva em negócios, inovação e empreendedorismo. A partir desses dois eixos emergem diversas ações estruturantes que serão divulgadas ao longo do ano.
O movimento é liderado pela Escola de Negócios da PUCRS e pelo Tecnopuc, eleito três vezes o melhor Parque Tecnológico do Brasil. A iniciativa pretende consolidar a PUCRS como um dos mais completos ecossistemas de inovação em negócios do Sul do Brasil.
“A Band representa uma empresa âncora que vai se somar a outras já presentes na nossa Universidade e que também colaboram com a inovação em negócios. Ao se inserir na PUCRS, coloca-se junto a um laboratório vivo para suas inovações e a um ambiente dinâmico e pulsante em conhecimentos e ciências. Será ainda uma oportunidade para ampliarmos espaços de experiências e oportunidades de desenvolvimento dos nossos estudantes. Nós desejamos fortalecer ainda mais os ambientes de práticas imersivas de mercado, avançando num modelo disruptivo de ensino, pesquisa e extensão”, descata Éder Henriqson, decano da Escola de Negócios da PUCRS.
Uma das iniciativas será a criação de novos ambientes do Tecnopuc dentro da Escola de Negócios, no prédio 50 do Campus da PUCRS, fomentando a interação entre empresas, empreendedores e a área acadêmica, com projetos que integram estudantes, docentes, pesquisadores, empresários e empreendedores.
A interação entre Band e PUCRS, além de ampliar a área de indústria criativa no contexto do ecossistema de inovação da Universidade, que conta com diversas startups e empresas de comunicação, geração de conteúdo e transmissão, também gerará novas oportunidades e projetos nas áreas de comunicação e marketing para os parceiros e estudantes.
“Para a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), ter a Band operando dentro da PUCRS é uma grande oportunidade de sinergia. Certamente, muitas parcerias poderão ser desenvolvidas tanto para a formação dos futuros profissionais, por meio de vagas de estágio, quanto para a atualização dos profissionais do grupo. Com a presença da Band, fortalecemos ainda mais o ecossistema de comunicação a serviço da indústria criativa, no qual a Famecos tem um protagonismo histórico”, ressalta Rosângela Florczak, decana da Escola de Comunicação, Artes e Design.
Leia também: PUCRS marcará presença no SXSW 2023