No início do mês de abril, a empresa norte-americana Impinj (NASDAQ:PI), inaugurou a sua operação no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A multinacional com sede em Seattle, no estado de Washington, Estados-Unidos, está entre as principais empresas mundiais de projeto de semicondutores e escolheu a estrutura do Tecnopuc para sediar sua operação no Brasil. A operação da Impinj no Brasil conta com a mão de obra qualificada de profissionais que trabalharam no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC).
Durante a inauguração da sede da empresa, o Vice-presidente da divisão de circuitos integrados da Impinj, Jim Guzzo, comentou que Tecnopuc foi escolhido pois proporciona um ambiente único de fomento à inovação, que facilita a colaboração com as universidades locais na região. “A paixão e o entusiasmo pela inovação e pela tecnologia combinam perfeitamente com a mentalidade e a cultura corporativa da Impinj”. A sede da Impinj no Brasil, contará com um time de engenharia atuando em uma série de projetos, incluindo projetos de circuitos integrados, projeto de antenas, teste de produtos, suporte a aplicação de campo e desenvolvimento de software.
Para a gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin, a chegada de uma nova empresa no Parque é motivo de expectativas para novas oportunidades de negócios e ampliação do ecossistema. “Isso representa uma oportunidade única para o nosso Estado continuar avançando na área de semicondutores como polo relevante na formação e atração de profissionais de alto nível. Temos muito orgulho de sediar a operação de uma empresa global estratégica na cadeia de semicondutores”, ressalta.
O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira acompanhou o momento de inauguração da empresa no Tecnopuc e destacou a importância para o Rio Grande do Sul em sediar uma operação global ligada à indústria de semicondutores.”Este movimento representa um importante reconhecimento da capacidade do nosso Estado de se desenvolver e ser atrativo para os profissionais do mais alto nível nesta cadeia estratégica. Em nome da nossa comunidade universitária, temos hoje a grande honra de receber a Impinj”.
Sobre a Impinj
A empresa desenvolve chips de identificação por rádio frequência (RFID) para tags e leitores, bem como soluções de software e vende a escala de bilhões de chips por ano. A plataforma RAIN RFID, líder de mercado da Impinj, serve como base para o desenvolvimento da solução de IoT que conecta itens físicos à nuvem, fornecendo dados que ajudam os clientes a analisar, otimizar e virtualizar todas as coisas.