Trabalhos desenvolvidos na PUCRS integram a Desinfoteca, iniciativa do STF para proteção da infância na internet.
terça-feira, 15 de julho | 2025Dois materiais desenvolvidos sob orientação da professora Lucia Giraffa, da Escola Politécnica da PUCRS, foram selecionados para compor a Desinfoteca, acervo digital do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa conta com a parceria da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Instituto Alana, Childhood Brasil e Instituto Liberta.
Os trabalhos integram a chamada temática dedicada à proteção dos direitos da infância e adolescência no ambiente digital e estão disponíveis gratuitamente:
Autores: Andrews Jobim e Lucia Giraffa
Ilustrações: Giovana Freitas Moreira
Responsável editorial: Marcelo Duarte
Leia aqui: Olívia e a Internet
A obra acompanha a personagem Olívia, que aprende, com a ajuda de um guia digital, sobre segurança online, verificação de informações e o uso consciente da internet.
Autores: Raiza Roznieski e Lucia Giraffa
Ilustrações: Lucia Giraffa
Responsável editorial: Marcelo Duarte
Leia aqui: Nem tudo que vejo e ouço é verdade!
O livro aborda, de forma lúdica, os impactos das fake news e a importância da checagem de informações por meio da educação midiática.
A inclusão dos materiais no acervo do STF reconhece a qualidade e o impacto das pesquisas desenvolvidas na PUCRS e destaca a contribuição da universidade para a formação de uma cultura digital mais segura e crítica entre crianças e adolescentes.