Profissionais de diferentes áreas subiram ao palco do Centro de Eventos para receber a premiação
Alumni premiados na terceira edição do evento. / Foto: Giordano Toldo
A trajetória inspiradora de nove profissionais egressos da PUCRS aqueceu a noite fria da cerimônia de celebração do Prêmio Alumni, na última quinta-feira (11/7). A premiação, que tem como objetivo reconhecer iniciativas de impacto na sociedade, também contempla o desejo da Universidade de valorizar a dimensão humana, a pessoa na sua integralidade.
A homenagem destacou egressos de sete categorias: Educação, Saúde, Inovação e Empreendedorismo, Socioambiental, Comunicação, Pesquisa Científica e Arte e Cultura. Além disso, também foram entregues duas honrarias especiais, o Troféu Jovem Destaque e o Troféu Ir. Norberto Rauch. O evento foi apresentado pela alumna de Jornalismo Giulia Perachi, que atualmente é apresentadora do programa Baita Sábado, da RBS TV.
Durante seu discurso, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou a importância das trajetórias premiadas para inspirar outras pessoas e a sociedade.
“A presença dos egressos e egressas hoje é um testemunho vivo de que o vínculo entre a universidade e seus alumni não se encerra com o final de um curso, mas pode, e deve, continuar a prosperar e a fortalecer-se ao longo do tempo. Deixamos o nosso reconhecimento e agradecimento por terem depositado em nossa instituição o seu tempo, os seus sonhos e por compartilharem com milhares de pessoas essa formação”, ressaltou.
Na categoria Educação, a alumna de Graduação e Mestrado em Serviço Social, Marlova Jovchelovitch Noleto subiu ao palco para receber a premiação. Ela é ex-professora da PUCRS, primeira mulher a assumir cargo de Direção na Unesco e atual representante da entidade no Brasil. Autora de onze livros publicados, principalmente, na área da educação e área social. Fez das políticas de bem-estar social sua principal missão de vida. Antes de chegar à Unesco – onde está há mais de 20 anos – atuou junto à Unicef, à antiga Febem, e à CUFA durante a pandemia.
“Para mim, é uma emoção voltar para a PUCRS, eu tenho um sentimento de muita gratidão por essa Universidade. A minha carreira sempre foi dedicada a fazer do mundo um lugar melhor. Me sinto privilegiada e muito grata por atuar em uma área que me conecta aos mais vulneráveis e aos que mais precisam. A educação é de fato a única maneira pela qual nós podemos promover o pleno desenvolvimento de uma pessoa, no qual cada um pode exercer todo seu potencial e com isso se tornar quem quer ser e ser alguém que pode contribuir para transformar o mundo. Paulo Freire dizia: a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.
Marlova Jovchelovitch Noleto é diretora da Unesco Brasil. / Foto: Giordano Toldo
O alumnus de Ciências Jurídicas e Sociais Carlos Nejar foi o premiado na categoria Arte e Cultura. Um dos poetas mais importantes da sua geração, é chamado de “o poeta do pampa brasileiro”. É também ficcionista, tradutor, crítico literário e procurador de justiça. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Em 2017, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Sueca, em Estocolmo. Possui diversos livros de poesia, romance, ensaio e literatura infanto-juvenil publicados. Já recebeu os principais prêmios literários brasileiros.
Seu filho Rodrigo Carpinejar, também alumnus da PUCRS de Ciências Jurídicas e Sociais, foi convidado pelo premiado para receber o seu troféu. Em vídeo, Nejar deixou seu agradecimento.
“Agradeço emocionado o prêmio e a distinção, porque de fato eu fui aluno que sentiu muito amor pela PUCRS. Recebo essa premiação com alegria, sendo representado pelo meu filho que é poeta e promotor público, e sei que irá me representar muito bem”.
Luccas Priotto, alumnus PUCRS de Engenharia de Produção, foi o premiado na categoria Inovação e Empreendedorismo. Ele é um dos fundadores da Elysia Energia Solar, empresa com ideais ecossustentáveis. A iniciativa já gera mais de 50 empregos, formada por pessoas que se preocupam com o rumo que o planeta está tomando. Luccas, em sua formação, sempre aliou as atividades acadêmicas com a busca de experiência e aprimoramento profissional, o que o preparou para trilhar uma carreira como engenheiro empreendedor.
“É uma honra enorme estar aqui. Quero agradecer meus pais que sempre me incentivaram e mostraram que a educação é tudo. A gente já está atuando há nove anos no setor, já passamos por pandemia e uma enchente que foi muito severa. Este prêmio veio em uma hora muito oportuna, um momento em que precisamos reforçar nossos conceitos e nossos pilares. Muito obrigada PUCRS e Rede Alumni”.
Na categoria Comunicação, a alumna PUCRS de Publicidade e Propaganda e Jornalismo Cristina Ranzolin foi premiada com a distinção. É apresentadora âncora há mais de 20 anos no Jornal do Almoço, um dos principais e mais tradicionais programas de televisão do Rio Grande do Sul. Hoje é referência de jornalismo e comunicação para a população gaúcha. Também já apresentou telejornais da Rede Globo, como Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico. É um rosto conhecido por toda população gaúcha, sendo diversas vezes reconhecida como a apresentadora mais lembrada e querida.
Cristina convidou sua colega e amiga, Cristiane Brum, também alumna PUCRS de Publicidade e Propaganda, para receber o seu troféu. Em vídeo, a premiada deixou seu agradecimento.
“Ao longo da minha carreira de 36 anos, recebi alguns prêmios, mas este tem um significado especial. Receber uma homenagem da Universidade onde eu me formei e que me deu toda a base para a minha vida e para a minha profissão é muito emocionante. Eu quero dividir essa homenagem com meus mestres e pessoas que participaram da minha formação e dizer que alguns dos anos mais felizes da minha vida eu vivi na PUCRS. Muito obrigada”.
Nelson Gustavo Neder Kalil, alumnus PUCRS de Medicina, foi o vencedor da categoria Pesquisa Científica. Sua carreira se destaca pelas pesquisas em câncer de ovário, leucemia linfocítica crônica, câncer de pulmão, câncer de mama, com ênfase nos ensaios clínicos, incluindo estudos fase I. Durante a pandemia de Covid-19, parte dos recursos por ele aportados foram direcionados para o desenvolvimento do teste para diagnóstico da doença, quando faltavam insumos e testes no Brasil, o que possibilitou a realização de aproximadamente 50.000 testes.
Kalil convidou o professor Jaderson Costa Da Costa, diretor do Instituto do Cérebro e docente da PUCRS há quase 50 anos, para receber o seu troféu.
“Peço desculpas por não estar presente para receber este honrado prêmio. Agradeço a PUCRS, a Reitoria e os professores da Escola de Medicina pelo reconhecimento. Não poderia imaginar um melhor nome para me representar neste momento”.
Na categoria Saúde, o alumnus PUCRS de Medicina, Marcos Dall’Oglio foi o premiado da noite. Ex-jogador do Internacional, é médico urologista especialista em câncer do aparelho urinário e reprodutor masculino. Com especialização também em cirurgia robótica pela Harvard Medical School, é convidado a operar em diferentes Estados brasileiros e atua como professor associado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Em sua carreira como jogador, atuou ao lado de craques durante os anos 80, sendo campeão gaúcho de 1984 e vice da Copa União de 1987.
“Era 1990, eu não queria mais jogar bola e queria fazer alguma coisa acontecer. Na época a PUCRS me abriu as portas para me tornar médico e eu sou muito grato a essa profissão que faz com que a gente se renove, construa e traga esperança para muitas pessoas. Obrigada a essa intuição maravilhosa”.
Guilherme Braga é sócio-fundador da Egalite, empresa de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. / Foto: Giordano Toldo
O alumnus PUCRS de Direito, Guilherme Braga, foi o destaque da categoria Socioambiental. Sócio-fundador da Egalite, há mais de 10 anos no mercado, atuando no recrutamento e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O negócio surgiu em 2013, quando Guilherme passou a procurar soluções para enfrentar, o que ele acredita, ser uma visão equivocada do mercado de trabalho com relação a contratar pessoas com deficiência. A empresa iniciou sua trajetória no primeiro Torneio Empreendedor da PUCRS e passou pela Raiar – Incubadora de empresas.
“Eu nunca imaginei que a oportunidade de estudar Direito aqui iria me trazer a noite de hoje. Na Egalite a gente acredita que cada pessoa tem o seu potencial – e o que foi um projeto acadêmico de inovação se tornou em uma empresa. Agradeço aos meus pais que me ensinaram crenças e valores que me fizeram chegar até aqui. Agradeço a PUCRS por esse reconhecimento”.
O Troféu Jovem Destaque foi entregue para Lane Alves, alumna PUCRS de Mestrado em Ciências Criminais. Ela foi pesquisadora junto ao projeto Libertas: Punição, Controle Social e Direitos Humanos, ao Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Segurança Pública (PUCRS) e ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (PUCRS).
É vencedora de três prêmios de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na PUCRS e do prêmio Melhor Música, do Law Festival Music. Suas produções audiovisuais de conteúdo acadêmico e participações em eventos online estão disponíveis no canal do YouTube Jurista Pós-moderna. No podcast de mesmo nome, fomenta a democratização do conhecimento por meio de aulas criativas sobre temas pertinentes.
“Recebo esse prêmio com muita alegria. Esta noite eu represento uma juventude com propósito e a inovação é um caminho para que a gente encontre os prazeres da alma. Eu sou a única do meu núcleo familiar a fazer uma graduação e um mestrado. A educação transformou a minha vida e, durante os meus estudos pude perceber como a segurança pública é uma questão ímpar para o desenvolvimento da humanidade. Obrigada ao Tecnopuc por abrir portas para que a gente consiga desenvolver projetos focados em diversidade e pensar em ações de justiça social”.
Alexandre Sikinowski Saltz, alumnus PUCRS de Graduação e Mestrado em Direito, recebeu o Troféu Ir. Norberto Rauch. Membro do Ministério Público desde 1990 e promotor de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul, além de professor no curso Preparatório a carreira do Ministério Público da FMP. Atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e, em Porto Alegre, nas Promotorias de Justiça da Fazenda Pública e do Meio Ambiente. Foi coordenador de Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, secretário-geral, e subprocurador-geral para Assuntos Institucionais substituto.
“É um orgulho enorme retornar a minha casa, e tenho a convicção de que tudo que eu aprendi aqui na faculdade foi decisivo para a minha trajetória profissional. Hoje eu tenho a alegria de ser chefe de uma instituição que tem os mesmos princípios e propósitos da PUCRS e, fundamentalmente, do professor Ir. Norberto Rauch. O Irmão Norberto foi uma referência na educação Marista e para mim é uma honra recebê-lo”.
O Prêmio Alumni PUCRS é uma realização da Rede PUCRS Alumni, vinculada à Pró-Reitoria de Identidade Institucional (PROIIN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também estavam presentes na cerimônia o presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Fernando Antônio Sodré, a procuradora de Justiça do Rio Grande do Sul, Liliane Dreyer, a deputada Estadual, Nadine Anflor, a primeira-dama do Município de Porto Alegre, Valéria Leopoldino e o secretário Municipal de Comunicação, Luiz Otávio.
“Num contexto global de tantos desafios sociais, reconhecer histórias de vida e iniciativas lideradas por Alumni PUCRS, é reiterar o poder que a educação tem de transformar pessoas para que elas transformem o mundo ao seu redor. Um dos principais objetivos da Rede PUCRS Alumni é o fortalecimento das conexões e do sentimento de pertencimento, potencializados por iniciativas como essa que reforçam a importância de exaltarmos trajetórias e histórias relevantes que fazem a diferença na sociedade”, destaca Marcia Horowitz Vieira, coordenadora da Rede PUCRS Alumni.
Fotos: Giordano Toldo