Publicação anual reforça compromisso da Universidade com uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, e destaca ações de enfrentamento às inundações de ma
sexta-feira, 04 de julho | 2025Guiada pelo compromisso com o impacto social e a sustentabilidade, a PUCRS lança a edição de 2024 do seu Relatório de Sustentabilidade. A publicação apresenta os principais resultados e projetos desenvolvidos pela Universidade em sua atuação acadêmica, científica, comunitária e ambiental. Guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e pelos 5Ps que norteiam o Relatório (Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias), o documento apresenta uma série de iniciativas que conectam a missão da PUCRS ao futuro da educação e do planeta.
Em um ano marcado por desafios e aprendizados, a edição de 2024 também introduz uma importante novidade: o uso da metodologia internacional da Global Reporting Initiative (GRI), reconhecida mundialmente por orientar boas práticas de relatórios de sustentabilidade. Essa adoção simboliza um novo patamar de transparência e compromisso com resultados mensuráveis, que apoiem a Universidade na tomada de decisões e no engajamento de seus públicos.
Para o reitor Ir. Manuir Mentges, que assumiu a gestão em dezembro de 2024, a nova edição do Relatório é uma demonstração do papel ativo da Universidade na construção de um mundo melhor.
“Alinhado com a visão da PUCRS, este documento representa mais uma entrega que reafirma o compromisso da Universidade com a construção de uma nova sociedade, por meio de ações de impacto e relevância. Ao longo de seus 76 anos de trajetória, a PUCRS tem consolidado sua atuação nos pilares do ensino, da pesquisa, da inovação e da saúde, com o propósito de promover a transformação em diversas áreas do conhecimento. Além disso, reafirma seu compromisso em atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), alinhando-se à Agenda 2030 e às demandas contemporâneas globais.”
Entre os marcos de 2024 está a atuação emergencial da PUCRS diante da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. Com enchentes que afetaram 471 cidades e deslocaram mais de 600 mil pessoas, a Universidade abriu suas portas para acolher desabrigados, serviu de abrigo para 321 pessoas e mobilizou mais de 2 mil voluntários. O Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) tornou-se sede temporária de operações públicas e privadas, e um centro de triagem recebeu mais de 400 toneladas de donativos. A iniciativa mostrou o poder da articulação entre conhecimento, infraestrutura e solidariedade.
As pessoas são o coração da missão institucional da PUCRS. Em 2024, a Universidade investiu fortemente na valorização de seus mais de 6 mil colaboradores e no bem-estar da comunidade acadêmica, por meio de iniciativas como o Programa SOMAR, que promove a inclusão de pessoas com deficiência, e o Centro de Apoio Discente, que ofereceu quase mil atendimentos a estudantes.
A criação da Pró-Reitoria de Saúde e os avanços em ensino e pesquisa reforçam o compromisso com a formação integral e a promoção da saúde, segurança e desenvolvimento humano. A atuação também se destacou pela promoção da inclusão e diversidade, com ações afirmativas como os programas Raízes, Sementes e Carrefour.
A PUCRS reafirma seu papel na geração de valor e na transformação social por meio da educação, inovação e impacto. Em 2024, foram investidos mais de R$ 80 milhões em apoio financeiro a estudantes, por meio do Prouni, e iniciativas como o Tecnopuc Business e o Projeto Folhear impulsionaram o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico com propósito. A Universidade obteve destaque nacional e internacional em rankings e prêmios, além de expandir parcerias estratégicas com empresas e órgãos públicos. A acreditação internacional de cursos e a inovação científica também consolidam a PUCRS como referência no ensino superior brasileiro.
A sustentabilidade ambiental é um pilar estratégico da PUCRS. Em 2024, a Universidade reciclou mais de 1.300 toneladas de resíduos, promoveu a conservação da biodiversidade com o Pró-Mata e avançou em práticas de eficiência energética. As ações climáticas estiveram alinhadas à Agenda 2030 da ONU e foram integradas à formação acadêmica, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão. A Instituição também se destacou pelo incentivo à educação ambiental, promovendo eventos, oficinas e projetos de conscientização voltados à preservação da Casa Comum.
Em tempos de incerteza, a PUCRS fortaleceu sua governança ética, transparente e participativa. Por intermédio do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUG), a Universidade e os estudantes prestam um relevante serviço à comunidade: em 2024, foram atendidas 745 pessoas. O relacionamento com stakeholders foi conduzido com base em escuta ativa e compromisso com os direitos humanos. A Universidade também ampliou sua presença em redes nacionais e internacionais, reforçando seu papel como instituição comprometida com a transformação social e a articulação de saberes em prol do bem comum.