Ação da Pastoral da PUCRS envolveu comunidade universitária em dia de acolhimento e aprendizados na sede do Movimento por uma Infância Melhor
quinta-feira, 31 de outubro | 2024Ação da Pastoral da PUCRS envolveu comunidade universitária em dia de acolhimento e aprendizados na sede do Movimento por uma Infância Melhor
Foto: Giordano Toldo
No último sábado (26), o Centro de Pastoral e Soledariedade da PUCRS realizou mais uma edição do Ônibus do Bem, projeto que reuniu estudantes, professores e colaboradores da Universidade em uma missão de solidariedade e transformação social. Voluntários e voluntárias dedicaram o dia para a revitalização dos espaços comuns e das salas de aula do Movimento por uma Infância Melhor (MIM), localizada no bairro Jardim do Salso, próximo à PUCRS.
A entidade atende mais de cem crianças em situação de vulnerabilidade, entre 6 e 14 anos, proporcionando um ambiente seguro com atividades que estimulam a educação e o desenvolvimento pessoal. Com oficinas de panificação, artes marciais, música e reforço escolar, a instituição é um espaço de acolhimento e crescimento para as crianças e suas famílias, que, com a ajuda de iniciativas como o Ônibus do Bem, podem sonhar com novas possibilidades.
Para Isabella Kunzler, estudante do nono semestre de Psicologia, a experiência foi inspiradora: “Essa edição nem acabou e eu já estou ansiosa pelas próximas. É uma atividade que impacta muito positivamente, a gente ajuda, mas também somos ajudados. É uma experiência única que todos deveriam ter pelo menos uma vez”, comenta.
A iniciativa busca apoiar instituições parceiras da PUCRS e proporcionar uma experiência única para quem participa. Conforme a coordenadora do projeto, Elisa Rech Dickel, a ação não só faz a diferença na vida das crianças, mas também transforma cada voluntário.
“No caminho, conversamos sobre a importância desse trabalho. Ao chegar, muitos voluntários se sentiram parte de algo maior e puderam enxergar como pequenas ações podem transformar realidades”, explica Elisa.
Para a Irmã Tânia Maria Escher, enfermeira e voluntária no Ônibus do Bem pela segunda vez neste ano, o dia foi de entrega e celebração. “Chegamos todos com disposição e alegria para colocar as mãos a serviço e trazer bênçãos para este lugar que acolhe crianças. Cada voluntário foi um raio de sol, iluminando este espaço com seus talentos e sua energia positiva”, compartilha Irmã Tânia.
Ao final do dia, os voluntários foram surpreendidos com uma apresentação musical de crianças atendidas pelo MIM.
O Ônibus do Bem oferece aos voluntários um espaço para desenvolver habilidades e fortalecer o espírito de união. Com um momento de preparação antes do evento, a Pastoral auxiliou a cada um dos participantes a se conectar e se preparar para oferecer o melhor de si.
“Realizamos um pré-embarque com uma dinâmica para entender as habilidades de cada voluntário e auxiliá-los a se posicionarem nas atividades. Foi inspirador ver como todos estavam dispostos a aprender e a doar seu tempo e seu carinho”, explica Elisa.
O Ônibus do Bem segue transformando vidas e inspirando voluntários a acreditar que cada ato de solidariedade gera um impacto que se reflete por toda a comunidade.
“Gosto muito de criança e gosto muito de trabalho voluntário. E, devido ao Ônibus do Bem, eu penso em ser voluntária lá no Movimento por uma Infância Melhor depois que terminar a faculdade, porque é uma instituição que não tem tantos profissionais e que claramente tem uma necessidade de saúde mental e preocupação com essa área que penso em dar o suporte”, conta Isabella.