A Liga de Sexologia (LiSex) do curso de Medicina da PUCRS realizou, na última sexta-feira (8), atividades de reflexão sobre o Dia da Mulher no Colégio Marista Vettorello. O primeiro momento da noite contou com uma palestra para todos os/as estudantes, que também puderam escolher entre dez oficinas de diversos temas para se aprofundar em temas de seu interesse. Entre essas estavam as duas oficinas promovidas pela LiSex: Saúde da Mulher e Métodos Contraceptivos.
“A noite reflexiva sobre o Dia da Mulher faz com que também os homens, mas em especial as mulheres das mais variadas idades que estudam em nosso colégio, tenham momentos para analisar e pensar o porquê da ‘comemoração’ desse dia que perpassa os parabéns, rosas e bombons”, comenta Márcio Basso, professor do Colégio Marista Vettorello e um dos organizadores do evento.
A presidente da LiSex, Carolina Lucini, afirma que o projeto de levar a educação sexual para as escolas tem sido um sucesso por transformar assuntos sérios em aulas simples e descontraídas para os adolescentes. As oficinas tratam de temas como mudanças corporais que a puberdade traz, a importância de conhecer seu próprio corpo e informações práticas sobre métodos contraceptivos. A liga também leva informações sobre proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dados para conscientização sobre gravidez na adolescência e como identificar e combater violência sexual.
“Acreditamos que a melhor forma de evoluirmos nas questões de saúde pública do nosso país é espalhando informação de qualidade e é isso que tentamos levar para as escolas”, afirma ela.
Atualmente, a LiSex conta com 25 integrantes e nove membros diretores: Carolina Lucini (presidente), Lara Chaves (vice-presidente), Rodrigo Ogando e Jamylle Rodrigues (diretores de eventos), Karine Martins e Maria Fernanda Wentz (diretoras de extensão), Carla Monteiro (diretora de pesquisa), Luiza Ribeiro e Luiza Schnorr (diretoras de marketing).
A presidente Carolina comenta que é gratificante conseguir levar informação de qualidade sobre saúde para os/as alunos/as dos colégios de Porto Alegre, além de permitir que se comuniquem de forma adequada com o público jovem, levando informações importantes de maneira descontraída.
“É um privilégio poder colaborar para a educação sexual dos adolescentes, oferecendo conhecimentos essenciais para poderem tomar decisões conscientes e responsáveis sobre sua saúde e bem-estar. Sabemos que a adolescência é uma fase de descobertas e questionamentos, e poder fornecer orientações precisas e acessíveis é fundamental para ajudá-los a atravessar esse período com segurança e confiança. Quando visitamos os colégios e interagimos com os alunos, percebemos o impacto positivo que nossa abordagem tem tido. É gratificante ver como os estudantes se engajam e participam ativamente das discussões, demonstrando interesse em aprender mais sobre os tópicos”, comenta ela.
Além disso, ela ressalta que proporcionar um ambiente aberto e inclusivo para discutir questões de sexualidade e saúde mental também é uma parte importante do trabalho da liga, para que os alunos se sintam confortáveis para expressar suas dúvidas, preocupações e experiências, sem julgamentos ou tabus. “Acreditamos que ao promover uma cultura de respeito, empatia e aceitação, estamos contribuindo para o bem-estar emocional e social dos jovens e da nossa comunidade”, pontua.
A Liga Acadêmica de Sexologia da PUCRS foi fundada em 2021, a partir da percepção sobre a abordagem escassa a respeito da sexualidade humana na grade curricular do curso de Medicina. Coordenada pela professora Nadiessa Almeida, médica ginecologista e obstetra pela PUCRS e professora da Escola de Medicina, a liga tem o papel de levar o conhecimento sobre saúde sexual da mulher e do homem para a comunidade, espalhando informação de qualidade com responsabilidade social e trazendo temas atuais tornando-os acessíveis.