Alunas e professoras do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS foram premiadas
segunda-feira, 02 de dezembro | 2024A painelista Ana Clarissa Santos, professora e coordenadora do Observatório da Inovação Social de Porto Alegre (Observa RS). Foto: Guilherme Flores
Na última quarta-feira (27), aconteceu a primeira edição do Summit ODS RS, no Auditório da Escola de Negócios. O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre especialistas, empresas, ONGs, estudantes e representantes do setor público. Com um espaço voltado para diálogos, troca de conhecimentos e cooperação, o evento teve como objetivo promover práticas sustentáveis e inspirar ações concretas em prol de um futuro melhor.
Organizado pelo Movimento Nacional ODS RS, o Summit ODS RS foi coordenado pela pesquisadora em pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração e consultora do PUCRS Consulting, Rossana Parizotto. Durante a manhã, foram realizadas palestras de especialistas em assuntos que envolvem, de alguma forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Professores, pesquisadores e gestores da Universidade foram convidados a participar.
O professor e diretor do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza (Pró-Mata) Augusto Alvim apresentou para o público um pouco deste importante local de conservação e estratégias de inovação e desenvolvimento regional sustentável, conectando sua fala com os ODS 4, 9, 11, 13, 15 e 17.
“Precisamos de mudanças não apenas tecnológicas, mas de pensamento, e a Universidade busca contribuir com isso. Inserir a educação na sociedade para que haja um desenvolvimento econômico regional, considerando também as questões ambientais”, explicou.
Trazendo o caso do Observa RS, a professora e coordenadora deste projeto, Ana Clarissa dos Santos, abordou o ODS Parcerias e meios de implementação (17). Ela apresentou a iniciativa, alguns resultados e ainda trouxe reflexões sobre gestão.
“Estudando casos de empreendedores sociais, percebemos que eles tinham dificuldades de fazer a gestão e de acessar empresas e pessoas interessadas em investir em questões socioambientais. Foi a partir da participação em um congresso nacional, quando conhecemos o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, e percebemos que poderíamos fazer isso aqui aprendendo com a experiência das professoras que criaram o OBISF. Assim, surgiu o nosso observatório, que promove a conexão entre os diferentes atores deste ecossistema”, relatou.
O PUCRS Consulting também foi um dos casos abordados no ciclo de palestras, durante a fala do gerente deste projeto. Luis Fernando Saraiva comentou sobre a necessidade de educação nas empresas e por parte dos empresários, assim como a percepção de que está mudança está acontecendo aos poucos.
“Sabemos que as empresas querem agilidade e financiamento, mas nós temos o papel de mostrar as possibilidades do caminho da educação. E percebemos, aos poucos, a mudança no pensamento do empreendedor, querendo buscar conhecimento. Temos o feedback dos atendidos, que dizem que o dinheiro ajudou, mas o conhecimento adquirido foi o que mudou a vida deles”,relata.
Já a professora da graduação e coordenadora do MBA de Gestão de Pessoas: carreira, liderança e coaching, Judith Merlo, apresentou um caso da sua pesquisa de lideranças sustentáveis na América Latina, com o painel Saúde e bem-estar: práticas inclusivas através do esporte aprendendo com Medellín, Colômbia.
“Nós podemos e vamos aprender com Medellín sobre oportunidades de implementação de práticas inclusivas através do esporte, para promover saúde e bem-estar, conectando-se assim com o ODS 3”, reforça.
Durante a tarde, ocorreu a cerimônia do Prêmio ODS RS, uma celebração dos projetos e pesquisas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O artigo Economia Compartilhada e Modo de Produção Capitalista no Contexto dos Aplicativos de Entrega foi o ganhador na categoria Trabalho Acadêmico – Erradicação da Pobreza. As autoras do trabalho são as alunas do Programa de Pós-Graduação em Administração Rosiane Palacios e Paola Amaral e as professoras Edimara Mezzomo Luciano e Ana Clarissa Santos.
Na premiação, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração, Rosiane Palacios (centro) e ao seu lado esquerdo, a professora Ana Clarissa Santos. Foto: Guilherme Flores
Houve ainda o lançamento de um novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: o ODS 18: Igualdade Étnico-Racial no Rio Grande do Sul, visando eliminar a discriminação racial, divulgado em painel com Joel Barbosa, do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão, na Procempa; Sandra Santos, da Empresa Sandra Santos Soluções e representante das afroempreendedoras de Porto Alegre e Lane Alves, Diretora Executiva do aplicativo Gendrify ID e da plataforma Cosmos.
“Como pós-doutoranda, quero destacar o quanto foi especial contar com o apoio da PUCRS, principalmente da Escola de Negócios e do Farol Social TECNOPUC no primeiro Summit ODS RS, que foi um marco para o Movimento Nacional ODS RS, consolidando nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fortalecendo as conexões entre diferentes setores da sociedade. Foi emocionante ver tantas ideias inspiradoras sendo compartilhadas e tantas pessoas engajadas em construir um futuro mais sustentável e inclusivo. Também é importante destacar que realizamos o primeiro Prêmio ODS RS, celebrando iniciativas transformadoras. Além disso, o lançamento do ODS 18: Igualdade Étnico-Racial marcou um compromisso histórico com a justiça e a equidade, reafirmando nossa missão de promover um futuro mais justo para todos”, ressalta a coordenadora do evento.
+ ODS 18: Igualdade Étnico-Racial no Rio Grande do Sul