Sediada no Tecnopuc, empresa de tecnologia se destaca cada vez mais no mercado e impacta pessoas
segunda-feira, 09 de dezembro | 2024Todos os anos, os funcionários da empresa se reúnem no mesmo local para a tradicional foto da equipe. Foto: Arquivo pessoal
Há quatro anos, João Severo e Leonardo Barbosa deram início a um sonho que hoje é realidade. Ainda na graduação, eles se uniram cheios de ideias e vontades, e com muito trabalho, criaram a Creatus. A empresa cresceu, amadureceu e se consolidou, passando de um pequeno time de três pessoas para uma equipe com mais de 20 talentos e mais de 100 projetos. João Severo cursou graduação e mestrado em Administração, na Escola de Negócios, e Leonardo Barbosa é formado em Engenharia da Computação e fez mestrado em Engenharia de Software na Escola Politécnica.
A Creatus é uma parceira estratégica para grandes empresas que buscam inovação e excelência em tecnologia. Atuando com uma metodologia consolidada, que combina modelagem, prototipação, desenvolvimento e inserção no mercado, a Creatus busca garantir soluções personalizadas e de alto impacto. Mas além da oferta para empresas de forma direta, os sócios têm uma conexão com jovens empreendedores e buscam fomentar isso nos estudantes da Universidade, criando uma cultura empreendedora e social.
Essa trajetória é reflexo das vivências proporcionadas pelo Track Startup, do acompanhamento dos mentores do Tecnopuc, das colaborações nas disciplinas da Agência Experiencial da Escola de Negócios (AGEX) e das rodadas de investimentos com a Marcha. A jornada da Creatus tem sido marcada por uma cultura lúdica e colaborativa, profundamente enraizada na PUCRS. Ao longo do processo, cocriaram junto a Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES) da Escola Politécnica o Grupo de Estudo que auxilia na formação de desenvolvedores, e junto ao Tecnopuc, o Autodiagnóstico de Startups, reafirmando o compromisso com o ecossistema.
“Se tem uma coisa que falaria para os alunos e futuros alunos, é que eles precisam aproveitar tudo que a PUCRS oferece. Muito mais do que frequentar as aulas e interagir com os professores; para quem quer empreender, é preciso começar e utilizar todos os recursos possíveis. Dá para participar da Maratona de Inovação, Torneio Empreendedor, Tecnopuc Garage, Projeto Rondon, consultoria de carreira e todas as mais diversas oportunidades que a Universidade proporciona de forma gratuita. Isso fez toda a diferença na nossa trajetória.”, reforça João.
O compromisso com a inovação rendeu conquistas notáveis, como projetos que auxiliam a produção de milhares de motos diariamente em parceria com a Honda, além do desenvolvimento de um produto de segurança portuária que ganhou destaque nacional no Estadão. Este sistema, implementado em portos no Brasil, Equador, Egito e Afeganistão, desempenha um papel crucial no combate ao tráfico internacional de drogas.
Os planos da Creatus para o futuro são expandir o produto de segurança, lançar um novo grupo de estudos com a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, consolidar a Creatus Impacto e apresentar uma nova marca. “Nada disso seria possível sem o apoio, a inspiração e a troca constante com a PUCRS, suas escolas e o Tecnopuc”, ressalta Leonardo.