A partir do dia 2 de março a PUCRS retornará com atividades 100% presenciais em todos os cursos de graduação. A Universidade se prepara para a retomada da presencialidade com protocolos sanitários reforçados, o corpo técnico e docente imunizado e o olhar atento de um comitê de especialistas que acompanha diariamente os desdobramentos da pandemia. Com o avanço da vacinação em todos os públicos, a retomada presencial com segurança visa atender as necessidades da maior parte dos estudantes e proporcionar que alunos e alunas possam contar com toda a estrutura da PUCRS.
Para você se preparar para esse novo semestre de reencontros, respondemos cinco dúvidas sobre a volta às aulas na PUCRS. Confira:
No início da pandemia a Universidade se adaptou ao modelo online e híbrido, garantindo uma rápida resposta para os estudantes. Agora, neste retorno, a qualidade do ensino presencial será potencializada pelas ferramentas e ambientes digitais, que seguirão presentes no dia a dia, aprofundando os aprendizados da sala de aula.
Para promover um retorno amparado pelos serviços e estrutura do Campus, a Universidade disponibiliza benefícios exclusivos para alunos e alunas:
Confira todos os benefícios e diferenciais da PUCRS.
O reforço aos protocolos de saúde é constante. O uso de máscara no Campus é obrigatório. Dispensers de álcool gel estão disponíveis em todos os ambientes, a higienização dos espaços é realizada com frequência e a priorização da ventilação natural (portas e janelas abertas) é adotada sempre que possível.
A Universidade também continuará monitorando casos suspeitos, conforme os fluxos previstos no plano institucional de prevenção e gestão de riscos para Covid-19. O Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação permanece ativo, assim como o Comitê Institucional dedicado a acompanhar e deliberar sobre tudo que envolve a pandemia.
Confira todos os protocolos de Atuação da PUCRS.
Caso apresente sintomas de síndrome gripal*, o/a aluno/a deverá ser afastado/a imediatamente das atividades acadêmicas, informar a secretaria do curso e buscar atendimento médico. O retorno às atividades presenciais será autorizado somente após o resultado do teste negativo para o Covid-19 ser enviado para a secretaria da Escola.
Estudantes com teste positivo para Covid-19 devem permanecer afastados das atividades presenciais e em isolamento até receber autorização médica para retornar à rotina normal. A Escola fará o acompanhamento do/a estudante durante sua recuperação.
*Sintomas de síndrome gripal: desconforto respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
Felizmente estamos em uma região em que houve grande adesão à vacinação. Nosso corpo técnico e docente está vacinado e seguimos incentivando a vacinação dos estudantes. A Universidade segue as determinações do poder público Estadual e Municipal, que no atual momento não preveem essa exigência a exigência do passaporte vacinal ou testagem nos ambientes de ensino. Sendo assim, não há previsão de adoção dessas medidas, mas o Comitê Institucional segue atento às futuras deliberações governamentais nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
Os horários de atendimento e contatos dos serviços e unidades da Universidade podem ser acessados clicando aqui.
Selecionamos uma série de conteúdos que destacam a relevância da vacinação. Confira!