A experiência e as habilidades desenvolvidas com a maturidade podem ser grandes aliadas no aprendizado de novos idiomas na vida adulta e na terceira idade. Esse público tem mais facilidade para aprender com um professor explicando as regras linguísticas e gramaticais em sala de aula, da forma tradicional, do que as crianças, por exemplo.
Esse conceito é conhecido como conhecimento explícito, aquele que pode ser compartilhado por meio de recursos como textos, imagens, infográficos, vídeos, entre outros materiais. Já as crianças têm mais facilidade para aprender imitando, o que é importante para a sua socialização nessa idade.
Segundo o Centro de Assuntos Bilíngues da Universidade de Edimburgo, na Escócia, nem tudo vai ladeira abaixo com a idade: “As crianças pequenas não são tão boas no aprendizado explícito porque não têm controle cognitivo, capacidade de atenção e memória”.
Leia também: 5 atividades que irão te ajudar a aprender um novo idioma
Uma boa forma de tornar um o ensino mais atraente e afetivo é elaborando abordagens personalizadas, de acordo com as características de cada turma. Pensando nisso, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) oferece cursos voltados para esse público sobre temáticas variadas, que vão desde idiomas a atividades físicas e instrumentos musicais.
As aulas acontecem em diferentes turnos e contam com infraestrutura completa para atender estudantes, com turmas reduzidas, didática exclusiva e corpo docente qualificado, além de valor diferenciado para o público com idade acima dos 60 anos. Saiba mais sobre as turmas de idiomas com inscrições abertas para começo em agosto e garanta o desconto de 50% nas matrículas antecipadas!
Apesar de haver diferentes estudos sobre o tema, não existe consenso sobre qual é a melhor idade para aprender outra língua. Um questionário realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) com quase 670 mil pessoas mostrou que o ideal é se dedicar a praticar novos idiomas a partir dos dez anos. Mas os resultados também concluíram que a fluência só é atingida por volta dos 30 anos e que o aprendizado é contínuo ao longo da vida.