Ensino

Universitários participam da 34º Jornada Mundial da Juventude

quarta-feira, 23 de janeiro | 2019

Alunos que participaram da Jornada Mundial da Juventude reunidos no aeroporto. Seguram bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Foto: arquivo pessoal

Alunos engajados em projetos do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS participarão da 34º Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá. O evento é a maior reunião de jovens católicos ao redor do globo, e tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo. As comemorações acontecem entre os dias 22 e 27 de janeiro e o tema desta edição é Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

Expectativa e esperança

Em novembro de 2018, jovens de todo o mundo foram convocados pelo Papa Francisco a participarem da 34º JMJ. Em um vídeo divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa destacou o poder de transformação das novas gerações e incentivou os fiéis a descobrirem suas vocações durante esse período de imersão na fé. A mensagem entusiasmou os universitários, que vivem sua primeira experiência no evento este ano.

Para Bruna Trevisol, 22 anos, aluna do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas, aguarda esta oportunidade de participar da jornada desde 2017. “Meu grupo começou a se organizar há dois anos. Fizemos rifas, torneios, brechós. O objetivo era arrecadarmos verba para a viagem, e conseguimos”, comemora. Para a estudante, a JMJ possibilitará o contato com novas culturas e o encontro com outros jovens que partilhem dos ideais de tolerância e amor. “Conheceremos pessoas que amam sem julgamentos, e nossa missão é essa: ser Cristo em todos os lugares”, completa.

Márcio Mezzomo Luiz, 28 anos, que cursa o 8º semestre de Administração de Empresas, deseja que cada participante possa retornar com a sua crença fortalecida. “Espero que seja iluminado, em todos os sentidos. Que a gente volte com muita coisa para trocar com a nossa comunidade”, frisa. Ainda, segundo o estudante, a Jornada traz a chance de sentir a presença do Papa Francisco e aplicar os valores aprendidos na comunidade universitária. Ao todo, cinco alunos da PUCRS presenciarão as atividades da JMJ.

Três décadas, quatorze destinos

A Jornada Mundial da Juventude tem sua origem com o Papa João Paulo II, no ano de 1985, decretado Ano Internacional da Juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em comemoração à data, o Papa dedicou uma Carta Apostólica aos jovens, convidando-os para mais um encontro em Roma: a primeira Jornada Mundial da Juventude, em 1986. A partir deste ano, a JMJ ganhou caráter de peregrinação internacional, variando destinos a cada edição. Ao longo das décadas, destacaram-se as experiências em Czestochowa (1991), a primeira celebrada após a queda do Muro de Berlim; em Roma (2000), na qual mais de 2 milhões de participantes acompanharam o Jubileu da Igreja; e as jornadas de Manila (1995) e do Brasil (2013), com recorde de público.