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TikTok impulsiona setor audiovisual e cria novas oportunidades para profissionais da área

Com mais de 1,7 bilhão de internautas mensais, aplicativo bate recorde de visualizações

quinta-feira, 04 de abril | 2024

Com mais de 1,7 bilhão de internautas mensais, aplicativo bate recorde de visualizações 

De acordo com especialista da PUCRS, o mercado mudou e as relações com o audiovisual também. / Foto: Pexels

Atualmente, conteúdos audiovisuais são um dos mais consumidos na internet – vídeos representam 80% de demanda. Entre as plataformas, o TikTok, que tem foco na criação e no compartilhamento de vídeos curtos, faz sucesso entre o público jovem. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a rede social foi a mais usada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos em 2021. Em 2022, o Brasil já detinha a terceira maior audiência do TikTok no mundo, com 73,58 milhões de usuários. 

Entretanto, produzir para o Tiktok, ou qualquer outro meio digital, vai além de seguir trends e reproduzir “dancinhas”. O mundo assiste a uma verdadeira transformação do audiovisual e participa ativamente de cada aspecto, desde a roteirização até o consumo diferenciado desse tipo de conteúdo.   

A indústria criativa assume profissionalmente as habilidades necessárias para qualificar a tendência que se consolida para produção e consumo do conteúdo, como criação de cenários que proporcionam a divulgação de conteúdos diversos de educação, esporte e até mesmo conteúdo político.   

Segundo Guilherme da Rosa, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre e doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, aponta que o mercado mudou e as relações com o audiovisual também.   

“O próprio cinema tem uma linguagem, uma história, uma identidade, como arte, como indústria. O que temos hoje fora das salas de cinema é todo um mundo a ser explorado”, afirma Guilherme.  

Ele explica que é preciso entender as regras do jogo. Ou seja, avaliar as possibilidades de criação do conteúdo em questão, considerando as responsividades audiovisuais, como o formato e como esse formato será recebido em cada plataforma, por exemplo.   

“Qual vai ser o tipo de conteúdo que vou criar e a partir de qual narrativa? Quem vai ser meu público? Como e onde meu conteúdo vai circular? Qual é o timing ideal? Entre outros pontos”, levanta Guilherme.   

Impactos no Jornalismo 

Com as mudanças realizadas pelas novas plataformas de mídias sociais, o fazer jornalismo também mudou. De acordo com o professor do curso de Jornalismo da PUCRS Andrei Rossetto, matérias e reportagens sobrevivem pela adaptação às tecnologias.  

“A capacidade de sobrevivência do telejornalismo passa por contar boas histórias, entrelaçadas por narrativas inovadoras. Não interessa se essa narrativa é no TikTok ou no Youtube. A gente precisa adaptar”, declara Andrei.   

Conforme o jornalista, agência internacional de notícias, Reuters, afirma que, em 2023, as empresas irão estudar com mais atenção as plataformas de criação e compartilhamento de vídeos. “A empresa jornalística afirmou que muitas corporações e instituições irão se esforçar mais no Tiktok, YouTube e Instagram. O desejo é entender os jovens, menores de 25 anos, além de experimentar a narrativa de vídeo vertical”, constata.  

Graduação em Produção Audiovisual da PUCRS ensina comunicação criativa e multiplataforma  

O curso de Produção Audiovisual da PUCRS prepara você para criar conteúdo para todos os tipos de telas, atuando como protagonista na indústria criativa. Nosso curso é pioneiro na área e conta com um novo currículo sintonizado com as transformações do mundo e a evolução das tecnologias. O ecossistema de comunicação e criatividade da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos proporciona aos alunos uma visão multidisciplinar e ampla da profissão. E, além de todo o conhecimento técnico, os estudantes desenvolvem competências e habilidades fundamentais, como ética, trabalho em equipe e pensamento crítico e inovador.