Ensino

Tese investiga representações femininas no cinema de horror estadunidense contemporâneo

terça-feira, 25 de março | 2025

A discente Carina Schröder Waschburger, da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos (PUCRS), defendeu nesta sexta-feira sua tese de doutorado intitulada “Horror do Gênero no Gênero de Horror: análises sobre o limiar vítima-monstro no cinema de horror estadunidense”.

A pesquisa teve como objetivo investigar a representação da mulher tanto como vítima quanto como monstro em produções cinematográficas estadunidenses da segunda década do século XXI. O estudo também traça um comparativo entre filmes com participação feminina nas equipes técnicas principais e produções compostas exclusivamente por homens, além de mapear a relação entre as emoções suscitadas e o limiar simbólico entre vítima e monstro.

A tese foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Cristiane Freitas Gutfreind e avaliada por uma comissão composta pela Prof.ª Dr.ª Cristiane Finger Costa (PUCRS), Prof.ª Dr.ª Miriam de Souza Rossini (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Laura Loguercio Cánepa (UNIP) e Prof. Dr. Márcio Zanetti Negrini (UNISO). Os avaliadores destacaram a originalidade e a relevância do trabalho para os estudos de gênero, cinema e representações culturais.