A mestranda Raphaela Pereira Dellazeri, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da PUCRS, foi selecionada para participar da Sommerschule 2023 “Nuevos feminismos en América Latina”, curso organizado pelo Interdisziplinäre Lateinamerikazentrum (Centro Interdisciplinar de Estudos Latino-americanos) da Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, na Alemanha. Raphaela foi selecionada para preencher uma entre as vinte vagas direcionadas a estudantes provenientes de diferentes países da América Latina e da Europa – entre as mais de 700 inscrições recebidas.
Com o objetivo de aproximar estudantes, pesquisadores e ativistas que tratem sobre diferentes feminismos na América Latina, o curso contou com a participação de convidados que são destaque em estudos teóricos e metodológicos sobre o feminismo latino-americano. Além disso, também estiveram presentes integrantes de movimentos sociais, possibilitando, assim, que temas de pesquisas e práticas feministas entre os dois continentes se interconectem. A experiência desse intercâmbio qualifica ainda mais o trabalho de dissertação em desenvolvimento de Raphaela no mestrado em Ciências Sociais, previamente intitulado “Gerações, escravidão e memórias na sociedade contemporânea: pesquisa biográfica com mulheres negras na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul”.
A escola de verão da qual o curso faz parte é um convênio entre o Centro Interdisciplinar de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Bonn e o Santander Universitäten, que disponibilizaram uma bolsa de estudos para a viagem da estudante à Alemanha, sendo essa a terceira escola de verão proporcionada por esta parceria. A mestranda terá em seu currículo acadêmico uma disciplina internacional e a oportunidade de publicar na revista internacional da Universidade de Bonn, intitulada Puentes Interdisciplinarios – Working Paper Series. Ela iniciou a atividade em junho de 2023 (de forma remota), contando com atividades presenciais na Alemanha nos meses de julho e agosto, dando sua continuidade de forma virtual nos próximos meses e finalizando com a publicação do artigo em março de 2024.
Como complementação da bolsa, Raphaela também foi contemplada com o edital 02/2023 para alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da PUCRS, com os prêmios de diárias e mobilidade do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA). Sua primeira experiência na Alemanha ocorreu através do mesmo edital do CDEA em 2022, em seu primeiro ano de mestrado. A estudante, que é bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), agência alemã de fomento à pesquisa, teve a oportunidade de conhecer o antigo Methodenzentrum Sozialwissenschaften, da Georg-August-Universität Göttingen; a Humboldt-Universität zu Berlin, a Alice-Salomon- Hochschule Berlin, o Ibero-Amerikanische Institut Preußischer Kulturbesitz (IAI), entre outros locais da Alemanha.
Cabe destacar que sua bolsa do DFG é fruto de sua participação na investigação “Sklaverei und Sklavenhandel im individuellen und kollektiven Gedächtnis: Ein kontrastiver Vergleich verschiedener lokaler Gemeinden, Generationen und Gruppierungen in Ghana und Brasilien”, (Escravidão e o Tráfico de Escravos na Memória Individual e Coletiva: uma Comparação Contrastiva de Diferentes Comunidades Locais, Gerações e Agrupamentos em Gana e no Brasil). O estudo foi uma colaboração entre a PUCRS, a Georg-August-Universität Göttingen e a University of Ghana, vínculo com o qual Raphaela desenvolve sua dissertação de mestrado.
Leia também: Evento integra pesquisadores da PUCRS e apresenta estudos de impacto para a sociedade