Entre os dias 3 e 5 de outubro, quem passou pelo Campus da PUCRS teve a oportunidade de respirar conhecimento, viver novas experiências e criar conexões valiosas. Isso porque essa edição da Semana Acadêmica Integrada contou com uma programação intensa e diversa, pensada para estimular a criatividade, o senso-crítico e a capacidade de empreender de alunos e alunas, além de mostrar oportunidades de crescimento no mercado de trabalho e na área da pesquisa científica.
Com atividades espalhadas pelo Campus, o evento promoveu diversas trocas de experiências entre alunos/as, professores, alumni, comunidades, pesquisadores e profissionais do mercado. Além disso, eventos como o Salão de Iniciação Científica, o Tecnopuc Experience, a Feira de Carreiras, o SET Indústria Criativa e o Health Meeting também fizeram parte da programação transversal.
“Esta edição da Semana Acadêmica Integrada demonstrou melhorias significativas e exemplificou o compromisso da Universidade em compartilhar conhecimento e proporcionar diversas experiências. A instituição continua investindo em diversos espaços de ensino, pesquisa, aprendizado e práticas acadêmicas, adotando metodologias variadas que aprimoram a construção de conhecimento e enriquecem a vivência universitária como um todo”, pontua Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS.
A palestra de abertura da Semana Acadêmica Integrada ficou por conta do designer e consultor de criatividade e inovação na Grendene, Edson Matsuo, que apresentou ao público o conceito de ikigai. A palavra, de origem japonesa, significa “a razão de ser” e dá nome a um método que auxilia pessoas a descobrirem seus propósitos a partir da reflexão proporcionada por quatro perguntas: o que você ama? O que você é bom em fazer? O que você pode ser pago para fazer? O que você faz por um mundo melhor?
Matsuo acredita que o autoconhecimento é a chave para o sucesso – na vida pessoal e profissional, e ainda explana sobre o papel da colaboração e o impacto social das profissões no mundo: “O erro e o acerto são simples variações. A chave continua sendo a capacidade de reagir e aprender a se mover em ambos os casos”, observa.
A estudante Giulia Rillo, do curso de Gastronomia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, participou da oficina Crie seu sonho: qual futuro eu quero construir?, em que os/as alunos/as foram convidados a cozinhar um sonho na cozinha profissional do curso ao mesmo tempo em que planejam o impacto que deixado no mundo. “Gostei muito da reflexão que a gente fez sobre os nossos sonhos, as nossas expectativas, às vezes acho que nosso maior desafio somos nós mesmos, pois temos medo e nos colocamos limites”, comenta.
Na oficina Investigue seu lixo: separação e visita a Central de Resíduos da PUCRS, as intercambistas Yubin Yu, da Coréia do Sul, e Kano Atsumi, do Japão, participaram de uma dinâmica prática de investigação de uma lixeira da PUCRS, para debater as ações de redução, reutilização e reciclagem do lixo pelo viés do consumo consciente. Essa e a oficina e a “Crie seu sonho: qual futuro eu quero construir?” foram ministradas e conduzidas pelo IDEAR (Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS).
“Eu nunca pensei em visitar esse lugar e ver como o lixo da PUCRS é organizado. Quando eu cheguei no Brasil, eu fui muito curiosa sobre como funciona o descarte de lixo aqui, porque o sistema era muito diferente da Coréia. Mas depois dessa oficina eu aprendi muitas coisas e também descobri que a PUCRS é muito organizada com o lixo. Cada lixo tem destinos diferentes e eu achei isso muito legal. E também eu vou participar da reciclagem na minha casa”, conta Yubin.
Veja um pouco do que rolou no Salão de Iniciação Científica, no Tecnopuc Experience, na Feira de Carreiras e no SET Indústria Criativa:
A 24ª edição do Salão de Iniciação Científica da PUCRS reuniu mais 500 estudantes entre os dias 2 e 6 de outubro. O evento contou com mais de 90 bancas de avaliação nos turnos da manhã, tarde e noite. Na palestra de abertura, o vice-reitor Ir. Manuir Mentges celebrou mais uma edição do evento, destacando a importância da iniciação científica durante a formação dos/as estudantes. Ele definiu este processo como uma jornada que nos leva à apropriação de metodologias, à descoberta de uma vasta literatura, ao desenvolvimento de uma disciplina que culminará no pensar científico.
Leia mais aqui.
Mais de 2 mil pessoas participaram da 10ª edição da Feira de Carreiras da PUCRS, que ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro. Promovida pelo PUCRS Carreiras, é um dos maiores eventos focados em desenvolvimento profissional do Sul do país.
Este ano, a feira resgatou a essência das edições anteriores, promovendo diálogos sobre carreira e o mercado de trabalho por meio de uma imersão para recolocação profissional; trilhas para desenvolver suas hard e soft skills, oportunizando muito networking e conexão com as empresas de diferentes segmentos.
Leia mais aqui.
A 6ª edição do Tecnopuc Experience, evento de tecnologia, ciência, negócios e impacto, aconteceu nesta quinta-feira (5), no Campus da PUCRS. Com uma intensa programação de experimentação, conteúdo e networking, a iniciativa promovida pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) reuniu mais de 2 mil pessoas, que participaram de mais de 100 atividades gratuitas.
Leia mais aqui.
Sob nova proposta, o 36º SET mirou na criatividade e inovação. Produzido e realizado pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, a cerimônia foi apresentada pela professora Francielle Falavigna e o jornalista Eduardo Matos. Essa foi a primeira edição no novo formato, integrando a indústria criativa.
Leia mais aqui.