Com o objetivo de conectar pesquisas acadêmicas ao ecossistema de inovação da PUCRS, o Hangar teve a participação de 11 doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS.
quarta-feira, 08 de novembro | 2023Chegou ao fim a segunda edição do Programa Hangar, iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) e Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Com o objetivo de conectar pesquisas acadêmicas ao ecossistema de inovação da PUCRS, o Hangar teve a participação de 11 doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS nesta edição. Ao longo de três meses, os participantes tiveram contato com temas sobre empreendedorismo e inovação, aplicação prática de ferramentas de apoio a modelagem de negócios e ainda contaram com mentorias individuais para seus projetos.
A apresentação dos pitches finais das propostas de negócios desenvolvidas ao longo do programa aconteceu no dia 25 de outubro, durante o Conexão Pós. Na ocasião, quatro propostas foram premiadas. Houve um empate no segundo lugar, sendo assim três projetos premiados (que ficaram em 1º e 2º lugar), receberão passagens aéreas e ingresso para o Web Summit Rio que acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril de 2024.
Saiba mais: Conexão Pós: evento conecta pesquisas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Quem conquistou o 1º lugar foi a estudante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cristiane Boff. O projeto CogniVoice – Aplicativo para rastreio de déficit cognitivo em idosos usa de inteligência artificial para análise destes resultados. De acordo com a pesquisadora, a participação no Hangar foi um grande desafio, que oportunizou muitos aprendizados.
“Pude conhecer outras áreas e novas informações sobre modelos de negócio e a oportunidade de transformar minha tese em um produto que pode ser comercializado foi muito positiva. Os aprendizados adquiridos ao longo do programa contribuirão ainda mais com a minha formação acadêmica”.
No 2º lugar houve empate, com duas propostas premiadas. O discente do PPG em Ciência da Computação, Maicon Diogo Much, defendeu o projeto CLEARIMAGE.AI: Ultrassom portátil guiado por inteligência artificial assistiva. Já a estudante do PPG em Ciências Criminais, Taísa Gabriela Soares, foi a responsável pelo projeto GENDRIFY ID – Uma plataforma multisserviços em âmbito nacional que fornece produtos, orientações e suportes legal, emocional e em saúde de forma humanizada a pessoas LGBTQIA+.
O 3º lugar foi conquistado pela estudante Jeanne Louise Fernandes Jesus, do PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais. O projeto Polimihealth, apresenta uma solução que utiliza polímeros adaptando-os para próteses, dispositivos médicos, polímeros 3D e outras aplicações na área da saúde.
A terceira edição do Programa Hangar já está prevista para 2024. Estudantes que tenham interesse em participar das próximas edições podem registrar interesse por meio do formulário no site neste link.