Viver experiências no exterior é um desejo de muitos alunos e alunas durante a sua formação. Neste semestre, a PUCRS acolhe 195 estudantes internacionais de 11 países: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Israel, México, Moçambique, Peru e Portugal.
Integrando participantes dos programas de Mobilidade Acadêmica virtual e presencial e de Estágios Virtuais de Pesquisa, o grupo é o maior já matriculado na Universidade em um semestre. A maioria está atuando a distância, uma possibilidade que se expandiu durante a pandemia da Covid-19, totalizando 150 estudantes, 42 nos estágios de pesquisa e três estão em Porto Alegre para a modalidade presencial.
A presença da turma contribuirá ainda mais para a internacionalização da Universidade e dos aprendizados dentro e fora de sala de aula, reforçando um dos diferenciais da PUCRS, a sua atuação global, afirma Carla Cassol, coordenadora executiva do Escritório de Cooperação Internacional:
“Essas interações e trocas interculturais trazem uma perspectiva internacional à nossa comunidade, reforçando a nossa mentalidade global. O aumento do número de alunos que vem estudar conosco mostra não só a nossa atratividade para o mercado, como também evidencia o nível de excelência do que fazemos”.
Na mobilidade virtual, as disciplinas mais procuradas são Português para estrangeiros 1 e 2; Psicologia da educação: aprendizagem; Influenciadores e estratégias de marketing e Administração de pessoas. Nesse caso, os/as estudantes internacionais têm contato com colegas e momentos de integração organizados pela PUCRS, além de 18 deles/as retornam para um segundo semestre de aulas.
Já os estágios buscam promover a integração em diferentes estruturas de pesquisa da Universidade. Entre os laboratórios, núcleos e grupos que receberão os/as colegas internacionais neste semestre estão o Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física; Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Tecnologia e Ensino em Epidemiologia; Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal e o Grupo de Pesquisas Governança e Sociedade Digital.
A equipe voluntária do Programa Amigo Universitário já está pronta para apoiar a nova turma durante o semestre. O projeto auxilia na aproximação de estudantes de outros países no cotidiano acadêmico da Universidade, contribuindo para o processo de adaptação sociocultural e integração.
No segundo semestre 43 participantes atuarão engajando em trocas interculturais, compartilhando curiosidades, informações, tradições e experiências. O novo processo seletivo para quem tiver interesse em fazer parte do projeto será aberto no mês de outubro de 2021.
Leia também: Curse disciplinas em universidades do exterior na mobilidade virtual