Ensino

PUCRS oferece curso de Educação Antirracista para docentes  

Professores interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (10)

quarta-feira, 09 de outubro | 2024

Professores interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (10)

Inscrições estão abertas e as aulas iniciam nesta quinta-feira (10) / Foto: Envato

Compreender o conceito e a necessidade de uma educação antirracista através dos estudos sobre a desigualdade racial no Brasil é uma necessidade. A Universidade é comprometida com o aprendizado de diversos segmentos da sociedade, sendo a formação de professores um deles. Por isso, a PUCRS lança o curso Educação Antirracista: reflexões para além do senso comum, destinado para professores do ensino particular e público. 

O curso pretende gerar reflexões e aprendizados que garantam mais segurança ao professor para a realização de um trabalho realmente antirracista na escola. As aulas iniciam nesta quinta-feira (10), e ocorrem até o final do mês nas quintas-feiras, das 19h às 22h. Interessados podem se inscrever até o dia 10/10. 

“Temos uma legislação, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil, desde o ensino fundamental até o ensino médio, posteriormente atualizada na Lei 11.645/08, que inclui também história e culturas indígenas”, reforça o coordenador do curso, Alexandre Guilherme. 

Além das profundas reflexões, os cursistas terão acesso a práticas exitosas, implementadas em salas de aula e no âmbito escolar, demonstrando o que está sendo feito, como é possível fazer e quais os resultados. O professor Alexandre Guilherme e a ministrante e doutoranda em Educação, Cristiane dos Santos, tem como objetivo instruir, inspirar e encorajar os educadores a implementar uma prática antirracista em seus locais de trabalho. 

“Por vezes, quando faço formações, ouço de educadores o quanto se sentem inseguros para trabalhar as Relações Étnico-raciais na escola. Dito isso, é preciso refletir que, em qualquer discussão racial na escola, mesmo o mais otimista dos professores admite que a Lei nunca foi implementada plenamente. Ainda dependemos, em grande parte, da vontade do professor de trabalhar na perspectiva antirracista”, pontua a ministrante. 

O curso ainda aborda questões como o currículo festivo, nome dado ao método de ensino que trata as discussões de diversidade somente em datas celebrativas, como o Dia da Consciência Negra. A ministrante destaca que este formato “pouco contribui para a quebra de estereótipos racistas”. 

Colocar essas culturas lado a lado com a cultura eurocêntrica é uma forma mais efetiva de realizar um trabalho antirracista de qualidade nas escolas. Por isso, o curso trata do conceito de ambiência racial para a diversidade, ou seja, que as culturas africana, afro-brasileira e indígena estejam realmente presentes no dia a dia da escola.  

“É impossível implementar uma política de educação antirracista na escola sem formação para tal. A desigualdade racial é uma dura realidade que precisa ser enfrentada na sociedade brasileira e a educação está diretamente implicada neste enfrentamento”, ressalta a ministrante.  

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