O acordo visa fortalecer a pesquisa produzida na Universidade
quarta-feira, 04 de dezembro | 2024Foto: Universidade de Bonn/Bernadett Yehdou
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de internacionalização para estudantes de pós-graduação, a PUCRS fechou um novo acordo com a Universidade de Bonn (UoB), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior da Alemanha. A parceria possibilita a estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Teologia, História e demais PPGs da Escola de Humanidades realizem sua formação de mestrado na PUCRS e obterem título de MA em Bonn. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, explica que o projeto é pioneiro na área.
“Não é todo dia que uma universidade brasileira tem um programa institucional com dois diplomas, sendo um fornecido pela PUCRS e outro por uma instituição de ensino internacional, integralmente financiado por aquela instituição. Com essa nova parceira buscamos ampliar e solidificar as conexões internacionais de nossos pesquisadores, uma vez que os alunos serão orientados por um professor da PUCRS e um professor de Bonn. Em um futuro próximo, pretendemos ampliar o escopo do acordo, incluindo outras áreas, Institutos e Escolas”.
A PUCRS e a Universidade de Bonn já mantinham um convênio de mobilidade acadêmica para graduação e pós-graduação. Agora, houve a assinatura de um novo MoU (“memorando de entendimento” em português), que permitiu a criação de um acordo de cooperação específico para regulamentar a formação acadêmica compartilhada, estabelecendo as diretrizes para que os estudantes possam obter as diplomações em cada país: o título de Mestre por seu PPG de origem na PUCRS e o diploma emitido pela Universidade de Bonn de Master em Estudos de Escravidão (MA degree “Slavery Studies”).
Essa é a primeira fase do projeto que, neste edital, irá contemplar estudantes selecionados para o ingresso no mestrado no primeiro semestre de 2025 nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Escola de Humanidades. A coordenadora de Internacionalização do Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Lilian Cristine Hubner, explica que para participar os/as candidatos/as devem submeter projetos que se enquadrem na temática de escravidão e dependência.
“Pesquisadores dos PPGs de Filosofia, Teologia e História já possuem um histórico de pesquisas conjuntas com a Universidade de Bonn neste tema, por isso são os mais diretamente relacionados à proposta”, sintetiza.
A expectativa é que as inscrições se iniciem em janeiro, e para participar os/as estudantes devem enviar o Currículo Lattes atualizado e o projeto dentro da temática da seleção, para o e-mail sinalizado do edital (que também deve ser divulgado em janeiro). “Os projetos serão avaliados por uma banca de professores composta por docentes da Escola de Humanidades e do Centro de Bonn para Estudos em Escravidão e Dependência (BCDSS)da Universidade de Bonn”, finaliza Lillian.