A Equipe de Arbitragem da Escola de Direito da PUCRS participou, entre os dias 22 e 24 de outubro, da 12° edição da Competição Brasileira de Arbitragem. Em abril, um caso havia sido apresentado para os alunos e alunas participantes. A partir de então, os estudantes elaboram memoriais escritos e participaram de rodadas orais, enfrentando equipes de diferentes partes do país.
Nas etapas regionais, a PUCRS foi considerada campeã da Competição Regional Norte, na qual a estudante Marina Fischer recebeu o prêmio de melhor oradora e Giovana Torres menção honrosa, e também e classificou-se em primeiro lugar nas rodadas gerais da Competição Sul, na qual Marcelo Bitencourt foi considerado melhor orador e Eduardo Pacheco recebeu o terceiro lugar na mesma categoria. Já na competição nacional, a equipe avançou até as quartas de final.
A arbitragem é um método utilizado para a resolução extrajudicial de conflitos. Nele, as partes envolvidas na disputa elegem um ou mais árbitros da sua confiança para decidir sobre o caso. O árbitro não necessariamente precisa ser graduado em Direito, basta possuir capacidade para ocupar a posição.
“Participar de competições como essa é uma prática excelente, pois os alunos não apenas estudam arbitragem, mas também desenvolvem muitas habilidades, como argumentação, resolução de problemas complexos e trabalho em equipe”, explica a professora Gabriela Wallau.