Mais uma vez a Universidade e o Museu de Ciências e Tecnologia foram reconhecidos com a premiação entregue pelo Grupo Amanhã
quarta-feira, 24 de abril | 2024Mais uma vez a Universidade e o Museu de Ciências e Tecnologia foram reconhecidos com a premiação entregue pelo Grupo Amanhã
A PUCRS foi a Universidade privada mais lembrada e amada no Top of Mind RS e Love Brands RS, pesquisa de marcas feita pelo Grupo AMANHÃ. A Universidade também lidera o Top Porto Alegre na categoria Museu, com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. A premiação, que aconteceu ontem (23), homenageou empresas gaúchas nas categorias de Produtos, Serviços, Comunicação, Corporativo e Grande Empresa/Marca do Rio Grande do Sul.
O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira comemora a conquista e ressalta que este resultado faz parte de um trabalho construído diariamente pelos colaboradores, professores, estudantes e toda a comunidade.
“Mais uma vez, recebemos esse reconhecimento com imensa alegria, pois significa que contribuímos de maneira significativa para a vida de muitas pessoas ao longo dos últimos 75 anos. Construímos uma Universidade diversa e plural que, além de se destacar pela atuação de excelência, consegue se conectar com a comunidade de forma genuína”, celebra.
A assessora de Comunicação e Marketing da PUCRS, Lidiane Lorenzoni, representou a Universidade na cerimônia de entrega do prêmio. Para ela, este reconhecimento reforça a importância da marca PUCRS e a conexão da Instituição com a sociedade gaúcha.
“Um dos grandes desafios das marcas é conseguir se conectar com as pessoas. Sabemos que a excelência e a consistência da atuação da PUCRS em áreas de impacto, como educação, pesquisa, saúde e cultura são fundamentais para que sejamos lembrados. É preciso destacar também que valores como acolhimento, proximidade e acessibilidade – traduzidos pela nossa cultura marista – são essenciais para que sejamos uma marca amada. E essa é a maior prova de conexão com as pessoas”, ressalta Lidiane.
Marcus Klein, diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, conta que vencer o Top of Mind na categoria Museus reforça o crescimento contínuo do MCT.
“No Museu ficamos felizes com esta conquista e acredito que esta lembrança é a tradução do trabalho que realizamos no MCT. O prêmio também confirma o prestígio que os moradores de Porto Alegre têm com o Museu da PUCRS. E essa reputação também pode ser observada em nossos números: em 2023 tivemos mais de 276 mil visitações, incluindo o museu itinerante e as visitações de escolas e público em geral no nosso espaço no Campus da PUCRS”, finaliza Marcus.
O prêmio Top of Mind é feito desde 1991 pelo Grupo Amanhã e tem como objetivo principal captar a lembrança espontânea sobre as marcas/empresas ou produtos que estão na mente dos gaúchos. Utilizando um método quantitativo, através da técnica de pesquisa de opinião, o universo da pesquisa foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 a 75 anos, de todas as classes sociais. A amostra foi de 1.200 (mil e duzentas) entrevistas distribuídas nas sete mesorregiões do estado. Este tamanho amostral garante aos resultados um grau de confiança de 95% para erro de até 4%, para mais ou para menos.
Criado em 1967 durante a gestão do Ir. José Otão, o Museu da PUCRS atua há mais de 50 anos com o objetivo de preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições. Com exposições itinerantes e outras de longa duração, o museu recebe diariamente visitas de estudantes e público de todas as idades.
O espaço está sempre se renovando e, por meio de novas tecnologias, buscando aproximar o público das exposições das mais diversas temáticas: arqueologia, biodiversidade, mudanças do clima, universo, corpo humano.
Além do reconhecimento de Universidade Privada mais lembrada do RS no Top of Mind, a PUCRS também foi considerada a melhor Universidade privada do Sul do país pelo Ministério da Educação (MEC). Já o curso de Medicina da PUCRS foi avaliado pelo ranking internacional Quacquarelli Symonds como o melhor entre todas as universidades privadas do país.